Fashion Revolution Week chega em Porto Alegre

Fashion Revolution Week chega em Porto Alegre

publicidade

Voluntarios2FashionRevolutionFernandoPiccoli Grupo de voluntários do Fashion Revolution POA. Foto: Fernando Piccoli / Divulgação


O movimento Fashion Revolution chega em Porto Alegre na próxima semana com mais de 40 atividades programadas para discutir e promover conscientização na moda. Entre os dias 24 e 29 de abril ocorre o Fashion Revolution Week na Capital e também no interior do Rio Grande do Sul que está se transformando em um polo da moda sustentável. Mais de 40 marcas trabalham com a proposta, que também inspira organizações não-governamentais e instituições de ensino.

No final de abril, será a vez dessa mensagem por uma moda mais justa, que respeite as pessoas e o meio ambiente. O movimento Fashion Revolution veste essa causa em mais de 90 países e 15 cidades brasileiras e tem em Porto Alegre uma das suas principais concentrações no Brasil.

A pesquisadora do Núcleo de Moda Sustentável e coordenadora local do movimento Fashion Revolution, Cariane Weydmann Camargo, contou que o evento irá abordar sobre a exploração do trabalho escravo. "Com o tema ‘Money Fashion Power, a campanha deste ano irá abordar o fluxo de dinheiro na cadeia produtiva da moda, com o objetivo de conscientizar sobre a exploração do trabalho escravo no setor e despertar para a conscientização rumo a uma moda sustentável”, disse.

O Fashion Revolution Day, evento que abre a semana do movimento em Porto Alegre, é organizado pelo Núcleo de Moda Sustentável da UFRGS, e ocorre no dia 24 de abril, a partir das 18h30, no Santander Cultural, na Praça da Alfândega, no Centro.

Segundo a coordenadora do Núcleo da UFRGS, Evelise Anicet Rüthschilling, o evento também servirá para abranger a comunidade e compartilhar novas ideais. “O objetivo é construir novas relações com o público, informar e motivar pessoas dos setores acadêmico, produtivo e varejista, sem esquecer do papel do Estado do Rio Grande do Sul, com sua tradicional lã e vocação para produção em baixa escala, que se alinha à tendência slow fashion de fabricação e de consumo de uma moda ética e responsável”, detalhou.

O evento contará com nomes como Miguel Angel Gardetti, do Centro de Estudos sobre Luxo Sustentável de Buenos Aires, uma referência mundial no tema; Eloísa Artuso, do Fashion Revolution Brasil, e Luiz Felipe Nascimento, da Faculdade de Administração da UFRGS.

Em Porto Alegre, e em algumas cidades do interior, a programação do Fashion Revolution Week será gratuita e aberta ao público em geral. Para saber mais detalhes do evento, confira a programação do Fashion Revolution Week. 

Fashion Revolution Day - 24 / 04 


18h30 - Painel com o tema “Money_Fashion_Power” com vagas limitadas.

Palestrantes: Eloísa Artuso, (coordenadora educacional do Fashion Revolution Brasil); Miguel Angel Gardetti (coordenador do Centro Estudos sobre Luxo Sustentável de Buenos Aires); Luis Felipe Nascimento (líder do Grupo de Pesquisa Sustentabilidade e Inovação da Escola de Administração da UFRGS). Mediação: Evelise Anicet Rüthschilling (coordenadora do Núcleo de Moda Sustentável da UFRGS).

Performances: Caminhada Artística: Corpo Estamparia: Moda Sustentável, coordenada pela professora Helena Kanaan, do Instituto de Artes da UFRGS. Vestir uma causa: com direção da pesquisadora e stylist Madeleine Muller.

Local: Átrio do Santander Cultural, com entrada pela Siqueira Campos, a partir das 18:30h. Inscrições aqui! 

Circuito #FashRevPOA - 25 a 27 de abril


Ações em instituições de ensino, ateliês, lojas, cooperativas, coletivos e outras iniciativas ligadas à moda e à sustentabilidade.

FashRev #tamojunto – 28 de abril 


14h30min às 18h30min -  Workshop no Instituto Sempre Mulher voltado para pessoas da comunidade.

Local: Rua Xavier de Carvalho, 80, no nairro Sarandi, em Porto Alegre

FashRev #naRua - 29 de abril


11h às 19h - Ativistas do movimento participam com ações de sensibilização entre o público presente em Feira de Moda Sustentável organizada por marcas e artesãos locais. Aberto ao público.

Local: Rua Miguel Tostes, no bairro Bonfim, em Porto Alegre

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895