Festival de Cinema de Santos abre inscrições para edição especial dedicada às mulheres

Festival de Cinema de Santos abre inscrições para edição especial dedicada às mulheres

Santos Film Fest aceitará somente produções realizadas por mulheres nas mostras competitivas 


Lou Cardoso

Vagas são para mulheres que trabalham nos cargos de direção e produção

publicidade

Seguem abertas, até o dia 8 de fevereiro, as inscrições para o Santos Film Fest - Festival Internacional de Cinema de Santos. Na edição deste ano, as Mostras Competitivas nacionais e  internacionais aceitarão apenas filmes realizados por mulheres. Os melhores curtas e longas-metragens serão premiados pelo júri e pelo voto popular. As vagas são para mulheres que trabalham em direção, codireção, produção e co-produção de obras realizadas desde 1º de janeiro de 2016 até agora. Para se inscrever, acesse este link. 

O Festival vem ressaltando a importância da representatividade, com filmes e presenças de artistas negros, LGBTQIA+ e mulheres, e nesta edição especial, que acontece entre os dias 16 e 23 de março, dá protagonismo integral à presença das mulheres no mercado audiovisual. Nesta edição especial online serão apresentados cerca de 60 filmes, entre curtas e longas-metragens, nacionais e internacionais, divididos em diversas mostras e categorias, além das atividades, como as rodas de conversa e workshops com profissionais da área.

Como nos anos anteriores, quando homenageou personalidades do cinema como os atores Luciano Quirino, Ondina Clais, Julia Katharine, Paulo Betti, os diretores Sérgio Rezende, Eliane Caffé, Angela Zoé e Daniel Rezende, entre outros, este ano prestará tributo à importantes profissionais mulheres do cinema brasileiro.

Já para a 6ª edição, que pretende ser presencial, entre 22 a 29 de junho, o foco será a produção nacional de filmes infantis, animações e produções de gênero (ficção científica, terror, ação).

Festival 

O Festival teve início em 2014, ainda como Mostra Cine Brasil Cidadania, reunindo filmes de longa-metragem brasileiros contemporâneos inéditos na Baixada Santista. A partir de 2016, com a inclusão de produções estrangeiras, passou a se chamar Santos Film Fest - Festival Internacional de Cinema de Santos.

Nestes cinco anos, já exibiu cerca de 300 filmes, nacionais e internacionais, promoveu mais de 80 atividades formativas gratuitas entre bate-papos, oficinas e masterclasses, além de exposições e apresentações musicais com artistas regionais, envolvendo mais de 400 profissionais das mais diversas áreas culturais.

Com o tema De Retomada à Retomada: Resistiremos!, a primeira edição online do Festival, em 2020, exibiu aproximadamente 70 filmes, através da plataforma de streaming Videocamp,  tornando-o um evento bem mais amplo, alcançando diversas cidades no Brasil e países como África do Sul, Alemanha, Argentina, Chile, Estados Unidos, Filipinas, Holanda, Itália, Irlanda, Irlanda, Japão, Portugal, entre outros. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895