Marta se torna maior artilheira em Mundiais

Marta se torna maior artilheira em Mundiais

Atacante marcou o gol da classificação da seleção brasileira na próxima fase da Copa do Mundo Feminina

Lou Cardoso

Marta garantiu a classificação do Brasil para as oitavas de final da Copa do MundoFeminino

publicidade

Uma das heroínas do futebol brasileiro feminino conquistou duas vitórias nesta terça-feira. A atacante Marta marcou o gol da classificação do Brasil para as oitavas de final na Copa do Mundo Feminina e, com isto, a jogadora se tornou a maior artilheira dos Mundiais masculino e feminino.

A brasileira agora soma 17 gols com a camisa do Brasil e superou o alemão Miroslav Klose, já aposentado dos campos, que tem 16.

Esta é a segunda vez que Marta balança as redes nesta edição da Copa do Mundo. Após se recuperar de uma lesão que a tirou da estreia contra a Jamaica, a camisa 10 abriu o placar para a seleção na derrota para a Austrália, por 3 a 2. Hoje, marcou novamente da marca do cal contra as italianas.  

Além de Klose, na competição mundial masculina, outros jogadores que somaram boas marcas são: o brasileiro Ronaldo (15 gols), o alemão Gerd Muller (14), o francês Just Fontaine (13) e o Pelé (12). 

Outras goleadoras

Na lista de artilheiras, Marta é seguida pela alemã Birgit Prinz e a americana Abby Wambach, ambas com 14 gols e já aposentadas. A única ainda em atividade dentre as principais goleadoras é Cristiane, que tem os mesmos 11 gols de Sun Wen (China) e Bettina Wiegmann (Alemanha).

A CBF divulgou todos os gols marcados de Marta na Copa do Mundo Feminina até agora: 

• 2003: um contra a Coreia do Sul (3 -0), um contra a Noruega (4-1) e um contra a Suécia (1-2)
• 2007: dois gols contra a Nova Zelândia (5-0), dois contra a China (4 -0), um contra a Austrália nas oitavas (3-2), dois contra os Estados Unidos na semifinal (4-0) 
• 2011: dois contra a Noruega (3-0), dois contra os Estados Unidos nas quartas de final (2-2)
• 2015: um gol contra a Coreia do Sul (2 -0)
• 2019: um gol contra a Austrália (2-3) e um gol contra a Itália (1-0)


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895