Unindo moda e sustentabilidade

Unindo moda e sustentabilidade

publicidade

IMG_3141

Unindo a herança do corte e costura da família com a importância da sustentabilidade, Dani Braghini criou uma marca que traz uma linha de almofadas e necessaires com estampas que estão 100% em sintonia com a natureza. Dani Braghini Design tem como foco o desenvolvimento de produtos exclusivos que transmitem amor, cuidado e principalmente respeito ao meio-ambiente.

"O dna do corte e costura está presente há algumas gerações em minha família. Cresci brincando no atelier da minha mãe, com minhas avós trabalhando juntas, em Caçador, em Santa Catarina. Entrei na faculdade de Design como forma de canalização do interesse pela arte, moda e decoração, bem como expressão de criatividade. Mas foi minha grande conexão com a natureza, sempre orientada por alternativas sustentáveis, que me permitiu a integração entre talento e valores pessoais. Assim, nasceu a Dani Braghini Design", recorda.

necessaireAs criações de Dani Braghini Design contam com apoio de fornecedores idôneos e devidamente engajados nos princípios que Dani defende. "Um deles, por exemplo, concerne à não utilização de trabalho infantil no processo de desenvolvimento da matéria-prima. De posse do tecido, e consequente processo de sublimação, coloco em prática a impressão das estampas personalizadas e exclusivas por mim desenvolvidas", disse. Dani ainda tem ajuda de sua mãe que produz as almofadas em Santa Catarina. "As diversas gerações de uma mesma família, oferecem sua contribuição para a natureza e trabalhamos juntas de forma harmônica", relata.

m1

A inspiração para os produtos surge a partir de tudo aquilo que acontece ao seu redor, como uma simples caminhada na rua que pode resultar em uma ideia para uma estampa. "A melhor forma de criar uma estampa é permitir que esse olhar siga o caminho da espontaneidade, deixando-me embriagar com os estímulos presentes a todo instante", disse. "Uma vez que o estímulo é percebido, procedo com pesquisas e experimentos, dando vazão ao processo criativo", complementou.

Atualmente trabalhando em linhas que contemplam temas como natureza, geométrica, abstrata e divertida, a jovem utiliza a técnica de estamparia sustentável, feita com impressão digital. "No processo, a tinta que está no papel entra em contato com o tecido. Com o calor e a pressão de uma prensa térmica, a tinta evapora e penetra nas fibras do tecido, não descartando resíduos na natureza", declarou sobre seu processo de trabalho. Segundo Dani, a técnica não altera as fibras do tecido, o processo não utiliza água, nem produtos químicos para a lavagem. E a tinta utilizada é produzida à base de água, preservando o meio ambiente.

image2

Para o futuro da marca, Dani pretende aliar design, beleza e sustentabilidade, estimulando a reciclagem e diminuindo a exploração ao meio ambiente. "Tenho um sonho ousado que é proporcionar opções de consumo com materiais reciclados. Quero contribuir com essa questão, pois acredito que muitas pessoas parecidas comigo procuram produtos ecológicos e bonitos ao mesmo tempo", relatou.

Dani também adiantou ao blog os novos produtos que estão a caminho para a marca. "Roupas e uniformes profissionais, ecobags, cangas, jogos americanos e o próprio tecido com estampas personalizadas e exclusivas para venda por metro. Este último para que cada sujeito também possa dar vazão à sua criatividade, ampliando as aplicações do tecido", concluiu.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895