Vamos Juntas? completa dois anos de sororidade

Vamos Juntas? completa dois anos de sororidade

publicidade

Babi Souza é jornalista e criadora do movimento Vamos Juntas? Foto: Reprodução / Instagram / CP


  • Por Lou Cardoso


Com certeza se você acompanha o movimento feminista, principalmente aqui em Porto Alegre, já conhece o Vamos Juntas?, projeto criado pela jornalista gaúcha Babi Souza e que já conversou com a gente na época do lançamento. Neste domingo, o movimento completa dois anos e muita coisa já rolou desde da sua criação: já teve livro Vamos Juntas? O Guia Da Sororidade Para Todas, comunidades nas redes sociais, participações em programas de televisão, sendo também assunto em veículos internacionais como The Guardian, além de realizar palestras para divulgar a campanha de sororidade e apoio às meninas em suas diversas formas. O principal objetivo é demonstrar que nenhuma de nós está sozinha e sim, estamos juntas!

Segundo Babi, o movimento aconteceu de uma forma muito inesperada e mudou praticamente a vida dela e de outras mulheres no Brasil. "Muitas conseguiram procurar ajuda psicológica depois de um estupro por conta do movimento, outras tantas salvaram mulheres de situações de risco na rua ou em casa depois dele também", declarou.

De acordo com Babi, o Vamos Juntas? trouxe vários frutos para a vida profissional, e principalmente, pessoal. "Um mês depois da criação do movimento pedi demissão para tocá-lo e dois meses depois abri a Bertha Comunicação, empresa focada em impulsionar negócios de mulheres. Escrevi um livro, estou desenvolvendo um aplicativo, passei a viajar muito para falar sobre sororidade. Mas a mudança mais forte foi dentro de mim", disse. "Eu mudei a minha forma de ver a vida, entendi a sororidade e o feminismo de fato, e passei a ter como missão de vida espalhar tudo isso", acrescentou.

Comemoração! 

Para comemorar o aniversário do Vamos Juntas? a Babi organizou um live na página no Facebook neste domingo para responder questões sobre violência de gênero, direito das mulheres e sororidade, com o auxílio da psicóloga Ana Paula Ferraz e da advogada Gabriela Ribeiro de Souza, que também já conversou com o Correio Feminino.

Um movimento sobre estarmos juntas!

O Vamos Juntas? nasceu após uma volta para casa à noite, onde no meio de uma praça escura em Porto Alegre, a Babi pensou que se as mulheres se unissem nas ruas se sentiriam mais seguras, principalmente neste período do dia. Afinal, só as mulheres entendem o medo que outras mulheres sentem na rua. De uma postagem no seu perfil no Facebook, Babi divulgou a ideia e a página do movimento, e em 24 horas já colecionava 5 mil curtidas. Não demorou muito para que em duas semanas e meia, o Vamos Juntas? já tinha recebido 100 mil curtidas.

Em poucos dias, o movimento deixou de falar sobre é importante as mulheres “irem juntas” e passou a falar sobre a importância de “estarmos juntas” e de colocarmos a sororidade (irmandade entre mulheres) em prática. Histórias de meninas que tinham tido um dia mais feliz e seguro por terem colocado o Vamos Juntas? em prática foram sendo cada vez mais compartilhadas.

A página que hoje já supera mais de 400 mil curtidas foi fruto de meses de trabalho intenso e histórias que não deixaram a Babi desistir de fazer o movimento crescer e atingir mais e mais meninas.

Vamos colocar a sororidade em prática? Então, bora lá:


1. Não enxergue as mulheres à sua volta como rivais só por serem mulheres
2. Não use critérios diferentes para julgar homens e mulheres.
3. Quando uma menina sofrer algum tipo de assédio ou violência sexual, nunca ache que a culpa foi dela.
4. Não estimule os sentimentos de inveja ou rivalidade para com as mulheres a sua volta.
5. Se tua amiga for traída pelo namorado não coloque a culpa na outra menina envolvida.
6. Quando uma desconhecida precisar de alguma ajuda, coloque-se à disposição.
7. Não incite qualquer tipo de competição entre as suas amigas.
8. Tente não criticar abertamente as mulheres a sua volta.
9. Não responsabilize suas amigas pelos filhos ou pela limpeza da casa.
10. Na próxima vez que estiver em uma situação de risco na rua, observe: do seu lado pode estar outra mulher passando pela mesma insegurança. Que tal irem juntas? :)

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895