Vivienne Westwood chama políticos de criminosos em nova coleção

Vivienne Westwood chama políticos de criminosos em nova coleção

publicidade

Foto: Hedvig Jenning / Divulgação / CP


Um dos nomes fundamentais da cultura punk, Vivienne Westwood tem preferido formatos não convencionais para mostrar suas propostas de moda e de estilo. A mais nova delas é um vídeo manifesto em que prega: buy less, dress up ("compre menos, fantasie-se/monte-se" em tradução livre, evocando o fundamento do-it-yourself). "É a melhor coisa que eu já disse para salvar o planeta e a nós mesmos", afirmou.

Ao lado de um cuspidor de fogo e segurando uma tocha acesa, ela veste uma camiseta com o slogan "compre menos". Em seguida, surgem pessoas escolhidas pelo seu estilo e personalidade em roupas da designer britânica, que segue apresentando outras camisetas de cunho ativista, como I fought the law ("eu combati a lei"). "Políticos são criminosos e eu sou uma bruxa", continuou, soltando uma gargalhada.

Num texto publicado em seu site, ela condena a remoção de direitos humanos pelo governo. "Parte da minha filosofia é: se tivéssemos cultura ao invés de consumo não estaríamos nesta bagunça ambiental. Teríamos um ethos diferente", escreve, citando o taoismo e a arte chinesa como inspirações de seu verão 2019.

Na coleção, ela aciona materiais considerados sustentáveis, como cânhamo, linho e um acetato orgânico, além dos cinco elementos, fogo, terra, metal, água e madeira, junto a estampas de peônias e do dragão chinês, representando a força de vida do cosmos. Os camuflados, claro, não ficam de fora. "Estamos lutando para salvar o mundo neste momento, e punks adoram uma briga", afirmou.



Fonte: Agência Estado

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895