Maneva: ‘Estamos na luta pelo reggae ainda mais forte'

Maneva: ‘Estamos na luta pelo reggae ainda mais forte'

Luiz Gonzaga Lopes

Maneva se apresenta na noite deste sábado no Auditório Araújo Vianna

publicidade

Um dos maiores grupos de reggae do país está de volta a Porto Alegre com a turnê do seu disco “Caleidoscópio”, registro que celebra os 15 anos de carreira. Neste sábado, dia 4 de dezembro, no Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685), às 21h, o reggae paulistano vai comandar a noite. A apresentação do comprovante de vacinação contra o coronavírus é obrigatória para a entrada no evento. Ingressos: bileto.sympla.com.br/araujovianna. Em uma fase mais madura, a banda apresentou no seu décimo-primeiro trabalho autoral uma série de músicas inéditas, com composições de todos os integrantes e produzido por Daniel Ganjaman. Nas participações do álbum: MC Hariel, Cynthia Luz, Di Ferrero e Natirus - uma das grandes influências no som do Maneva e o feat mais recente desse ciclo, com "Lágrimas de Alegria'. No show, o público pode esperar as novidades e também os hits, como “Saudades do Tempo” e “Seja pra mim”, “O Destino não Quis” e “Luz que me Traz Paz”. Em entrevista ao Caderno de Sábado, os cinco integrantes da banda, Tales de Polli (voz e violões), Felipe Sousa (guitarras), Fernando Gato (baixo), Fabinho Araújo (bateria) e Diego Andrade (percussão), falam da volta aos palcos, dos feats, do projeto Tudo Vira Reggae, entre outros temas. 

 

Diálogos - O que o Maneva está preparando para este show de Porto Alegre?
Fabinho Araújo -
Porto Alegre é sempre um show mágico. É um local que a gente gosta muito de tocar. A gente está preparando um show com a energia no talo, renovada. Um show para abraçar a galera, na volta do Maneva a Porto Alegre. A galera pode esperar todos os sentimentos possíveis. Aquele show para esquecer tudo o que ficou para trás e olhar para frente, acreditando que vai dar tudo certo. 

Diálogos - O Maneva tem um público cativo no Rio Grande do Sul. Como é a relação de vocês com este público?
Felipe Sousa -
Porto Alegre e o pessoal do Rio Grande do Sul é um público muito cativo da gente, muito fiel, é tão bom tocar para este público. É uma honra sempre. É indescritível a sensação. Na hora que você está tocando, você olha e tem alguém sorrindo e/ou chorando de felicidade. É algo que vale muito a pena

Diálogos - Estamos sabendo que vocês estão em preparação do novo disco, o segundo este ano. O que o público pode esperar do projeto “Tudo Vira Reggae 2”?
Diego Andrade -
A galera pode esperar deste “Tudo Vira Reggae 2” muitos outros sucessos na nossa roupagem reggae music, grandes sucessos que marcaram e ainda marcam a vida das pessoas, da melhor maneira que a gente poderia fazer, que é com o reggae do Maneva. 


Diálogos - Quero saber sobre a escolha dos feats, como funciona com a banda? Como vocês escolhem os artistas para dividir as faixas, já que “Lágrimas de Alegria” veio com um duo histórico? O público pode esperar novos feats para o novo projeto depois de “Tudo Vira Reggae 2”?
Fernando Gato -
A escolha dos feats vem geralmente de uma forma natural. São pessoas que a gente conhece bem e que admira bastante, mas a gente faz questão de conhecer melhor ou conhecer bem a pessoa. A gente não faz só um trabalho com alguém que admire, precisa conhecer, ter trocado alguma experiência e curtir.

Tales de Poli - Os feats funcionam de uma maneira objetiva. A gente ouve a música e deixa a canção escolher o feat, as pessoas que vão participar. “Lágrimas de Alegria”, a gente ouviu a música e foi exatamente isto, pediu o Natiruts. Foi uma coisa que a cena musical do reggae estava esperando esta junção. A gente está muito feliz de ter feito parte disto. A gente foi indicado ao Grammy Latino justamente com esta canção. Estamos felizes de estar concretizando isto. O público pode esperar novos feats para o projeto. Agora não estamos preocupados com isto. A preocupação é mudar a nossa sonoridade um pouco. Trazer uma linguagem nova para o Maneva para que possa dar aquela diferença na hora que você ouve, mas com a essência de Maneva. Depois que as músicas estiverem prontas, mais maduras, voltamos a pensar na questão dos feats. 


Diálogos - Gostaria que vocês falassem sobre como está a cena reggae no Brasil. Sabemos que o público curte muito, mas a mídia mais tradicional não tem costume de abrir muito espaço para o gênero. 
Tales de Poli -
A gente está sempre na luta para colocar o reggae onde ele merece estar, como nossos irmãos do Cidade Negra, Natiruts, Armandinho. A gente vê artistas fazendo reggae, mas não vemos artistas de reggae na grande mídia. A galera do sertanejo e do pop faz reggae, mas os regueiros não recebem tanto espaço. Acho que o “Tudo Vira Reggae” é um projeto que pega versões de grandes sucessos nacionais e traz pelo caminho inverso para o universo do reggae. O reggae pode estar no dia a dia, o tempo todo, pode estar na sua casa, no churrasco, com sua família. A gente vai aos poucos fortalecendo o reggae. A galera tá vindo bem. A médio e longo prazo, vamos ter uma cena de reggae forte, ter uma galera engajada novamente, pois o reggae faz bem para a alma, para o coração, faz bem para a vida. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895