Alemanha pretende executar os compromissos assumidos, segundo a política do chanceler Wirth

Alemanha pretende executar os compromissos assumidos, segundo a política do chanceler Wirth

Correio do Povo do dia 31 de janeiro de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Chanceler Wirth declarou que a Alemanha iria cumprir com os acordos.

publicidade

A Allemanha e os alliados 

Berlim, 20 - As declarações que o chanceller Wirth fez na sessão do dia 27, no Reichstag, de que a Alemanha iria cumprir os compromissos assumidos com as reparações, foram discutidas hontem naquella assembléa. O leader da minoria socialista applaudiu a politica do chanceller, a qual consiste na execução dos compromissos assumidos. “Tudo se deve fazer, accrescentou o orador, para evitar excessos na punição dos criminosos de guerra, pois que qualquer que seja o governo allemão que tentar seguir uma politica de vindictas poderá arrastar o paiz á guerra civil, visto como os operarios jamais consentiriam nessa politica. Os communistas trataram da questão, levando-a para o terreno da confiança.

DIVERSAS

Exposição de fructas - Ante-hontem continuou franqueada ao publico a exposição de fructas que sabbado ultimo foi inaugurada em Villa Nova. Como no dia anterior, crescido numero de pessoas transportou-se daqui para aquelle arrabalde. Pelos numerosos visitantes foram muitas apreciadas as diversas qualidades de fructas expostas. Por diversas commissões de senhoritas foram vendidas cestas com fructas, revertendo o producto das vendas em beneficio das obras do cemiterio de Villa Nova. Hontem, tambem muitas pessoas visitaram este certamen, sendo que, á noite, se realisou o seu encerramento, acto que estve bastante concorrido. Tambem esteve em visita ao certamen o dr. José Montaury, intendente municipal, que não regateou elogios aos promotores e expositores. O sr. Nicola de Leone, negociante desta praça e que possue uma chacara em Villa Nova, aproveitando a exposição de fructas que ali se effectuava, offereceu ás pessoas de suas relações uma festa que denominou das uvas. Para mais de 300 pessoas entre as quaes se contavam muitas familias, participaram da festa das uvas que, pela sua originalidade, alcançou o mais franco exito. Abrilhantou a festa a orchestra da Guitarra de Prata, tendo havido tambem um baile que se prolongou ate altas horas da madrugada.

TELEGRAMMAS

Novas pontes 

Gravatahy, 30 - Em março será inaugurada a ponte metallica sobre o rio Gravatahy, na estrada geral que liga essa capital. A parte de madeira que esta servindo de andaime será collocada sobre o mesmo rio, na estrada que liga esta villa a Viamão, estreitando mais as relações entre os dois municipios. Esse melhoramento causou satisfação nesta villa, por ser a ponte collocada no porto de Canoas nas proximidades desta villa. 

A festa offerecida pelo Hotel Picoral aos seus hospedes 

Realizou-se hontem, a festa offerecida pelo Hotel Piccoral aos seus 230 hospedes e que havia sido adiada, por conveniencia dos veranistas, terminando, hoje, ás 2 horas. Reinou sempre o maior enthusiasmo. Além da orchestra do Hotel, fez-se ouvir a banda de musica local. 

Melhoramentos em uma estrada de rodagem 

Passo Fundo, 30 - A decisão do governo do Estado, concedendo a verba de 25 contos de réis para o pagamento da estrada desta cidade a Marau, causou boa impressão. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 31 janeiro na história

1951 - Getúlio Vargas toma posse na presidência da República. 
1958 - Os Estados Unidos enviam um foguete a Júpiter. 
1961 - Jânio Quadros toma posse na presidência da República. 
1971 - Berlim Ocidental e Oriental restabelecem ligações telefônicas entre si, após 19 anos. 
1977 - Inauguração do Centro Georges Pompidou, na França.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895