Governo russo decreta medidas para conter investidas da oposição

Governo russo decreta medidas para conter investidas da oposição

Correio do Povo do dia 20 de setembro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Trotsky organizou o Exército Vermelho para combater os contras.

publicidade

O problema russo - Severas medidas contra os conspiradores 

Riga, 15 - Communicaram de Moscou que o governo bolchevista decretou medidas rigorosas para extinguir os centros de agitação anti-revolucionaria, tendo apurado que os “leaders” revolucionarios estavam se correspondendo por meio de codigos secretos, servindo-se para esse fim de varios agentes extrangeiros. Os srs. Antonoff, Nakime e o general Petliura são os principaes chefes da revolução mallograda. O centro da revolução seria numa localidade da Ukrania, onde os revolucionários haviam concentrado, recentemente, grande quantidade de viveres e munições. Segundo um radiogramma de Kiew foram effetuadas, naquella cidade numerosas prisões, sendo summariamente executados os mais comprommetidos no movimento.

DIVERSAS

O centenario de Dante - Encerrar-se-ão hoje as solemnidades promovidas pelo comité italo-brasileiro para commemorar o 6º centenario de Dante Alighieri. A de hoje realisar-se-á no Theatro S. Pedro, devendo ter inicio as 21 horas. O “comité” organisou em attraente programma e, pelo enthusiasmo reinante, é de se esperar que a commemoração de hoje tenha tambem grande brilho. A grande orchestra do “Centro Musical” executará um escolhido programma. O Theatro S. Pedro será convenientemente ornamentado, devendo no respectivo saguão tocarem bandas de musica. Os ingressos poderão ser procurados na séde da “Dante Alighieri”, á rua Misericórdia n. 7. 

A successão presidencial - O “Comité Academico Pró Nilo-Seabra realisará, hoje, ás 19 horas, á praça Senador Florencio, um “meeting” de propaganda dessas candidaturas á presidencia e vice-presidencia da Republica no proximo quadrienio.. Entre outros oradores falará o dr. Oswaldo Aranha. 

Morreu em consequencia de uma picada de aranha - Ha dias, foi picada por uma aranha a menina Anna de 2 annos de idade filha do sr. Severino Bordini e residente á rua João ignacio n. 178. Em consequencia desse accidente, em que a menina foi mordida por uma aranha, a referida veiu a fallecer hontem.

TELEGRAMMAS

A chegada de uma numerosa leva de immigrantes europeus

Rio, 18 - O “Poconé” , que hoje fundeará no porto desta capital, procedente de Hamburgo, com diversas escalas, traz para esta capital, 1.146 passageiros. Destes 1.114 são immigrantes de differentes nacionalidades. 

O centenario de Dante 

Florença, 17 - O rei Victor Manoel chegou ao Palacio Della Signoria, sendo, a entrada do mesmo, muito acclamado pela multidão que enchia a rua. No grande salão foi solemnemente commemorado o sexto centenario de Dante, em presença do rei, dos ministros, presidentes do Senado e da Camara, missões extrangeiras, corpo consular, prefeitos das grandes cidades da Itália, autoridades, notabilidades e povo. Discursaram os prefeitos de Florença, Roma e Ravenna, o ministro da Instrucção Publica e o senador Delnugo, sendo este um eminente dantologo. O senador Delnugo fez uma erudita e comovente apreciação da vida de Dante, sendo acclamado pelo rei, autoridades e representantes extrangeiros. Em seguida visitaram o museu dantesco. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de setembro na história

1902 - Lançamento da Revista “O Malho”.
1914 - Primeira partida de futebol jogada entre Brasil e Argentina.
1932 - Gandhi, líder anticolonialista da Índia, inicia greve de fome.
1934 - Nasce a atriz italiana Sofia Loren. 
1946 - Realização do primeiro Festival de Cinema de Cannes.
1977 - MDB inicia campanha pela Constituinte.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895