Inaugurado o Conservatório de Música do Rio Grande

Inaugurado o Conservatório de Música do Rio Grande

Correio do Povo do dia 4 de abril de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Local onde foi inaugurado o Conservatório de Música de Rio Grande.

publicidade

O Conservatorio de Musica no Rio Grande

Por iniciativa do Centro de Cultura Artistica desta capital foi creado no Rio Grande um Conservatorio de Musica. A iniciativa foi recebida com geral agrado, tendo a inauguração do novo Conservatorio se effectuado no sabbado ultimo, na presença do que mais representativo possue a cidade do Rio Grande. Este acto realisou-se com uma sessão solemne, que foi presidida pelo dr. Alfredo Nascimento, intendente municipal. Um fino piano de cauda, do valor de cinco contos de reis, foi offerecido ao Conservatorio pela população do Rio Grande, que presta ao novo estabelecimento todo o seu apoio. A sua direcção está confiada ao maestro Tacito Bolivar Correia, conhecido musicista.

DIVERSAS 

Um tigre? - Moradores em Sapyranga, 5º districto de S. Leopoldo, em dias da primeira semana do mez passado, pouco além do Ferrabraz, o celebre morro onde se entoucaram, no seu tempo, os “muckers”, viram um animal desconhecido que os colonos julgam ser um tigre. Ao que informaram ao jornal “A Época”, viram-no primeiramente, uns menores filhos de um colono residente naquellas redondezas. Tinham os referidos menores ido a uma roça, quando junto a um matto, avistaram o animal que na opinião delles era um enorme gato pintado. Affirmou o informante que os colonos deram batida nos mattos, inclusive um velho caçador residente no alto do Ferrabraz, de nome Carlos Klauer, sem que houvessem encontrado o mysterioso animal. Disse, porem, o mesmo informante, que houve lugares em que a cachorrada recusou-se a entrar e dos quaes se affastou como que assustada. A opinião de muitos é de que se trata realmente,, de um tigre, que vem descendo a Serra do Mar

Reclamação de passageiros - Passageiros que costumam viajar no trem da serra queixam-se contra os apedrejamentos que periodicamente são feitos aquem da parada da Pedreira. Esse facto, ultimamente, tem sido repetido diversas vezes. A polícia irá investigar no local dos apedrejamentos.

TELEGRAMMAS

A viagem do ministro da Guerra

Caxias, 3 - Hoje, ás 10 horas, como era esperado, chegou a esta cidade o sr. Pandiá Calogeras, ministro da Guerra, acompanhado de sua comitiva, sendo recebido na estação pelo mundo official. Em seguida, dirigiu-se para o local em que será construido o quartel, assistindo á collocação da pedra fundamental. Depois de almoçar no Hotel Bella Vista, s. ex. partiu ás 14 1/2, com destino a S. Leopoldo e Porto Alegre.

Inauguração do Parque de Aviação Militar

Santa Maria, 3 - Realizou-se hontem, parte do programma das festas em homenagem ao ministro da Guerra, sr. Pandiá Calogeras. Este acompanhado de sua comitiva e autoridades, transportou-se para o Parque de Aviação militar ás 8 horas. Estão inteiramente promptificados os quatro pavilhões de que se compõe o Parque e cuja construcção obedeceu aos projectos previamente organizados. No acto inaugural falou o ministro, sendo hasteado o pavilhão brasileiro ao som do hymno nacional.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de abril na história

1914 - Nasce a escritora e cineasta Marguerite Duras.
1949 - Criação do bloco militar ocidental da OTAN, em Washington.
1968 - Morre Assis Chateaubriand, fundador dos Diários Associados. 
1968 - Assassinato do líder negro Martin Luther King.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895