A admissão da Alemanha na Liga das Nações

A admissão da Alemanha na Liga das Nações

Correio do Povo do dia 19 de novembro de 1920, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A aceitação do ingresso da Alemanha na Liga foi a pauta principal.

publicidade

Liga das Nações

Nova York, 18 - O New York Herald, em telegramma de Genebra, declara que a questão da admissão da Allemanha na Liga das Nações domina todas as outras questões apresentadas ao exame da assembléa. O sr. Schwartz e o professor Krauss, representantes das sociedades allemãs em favor da Liga encontram-se em Genebra e já se annuncia a chegada muito proxima do conde Bernstorf, ex-embaixador da Allemanha nos Estados Unidos e presidente de uma das mais poderosas sociedade allemãs em favor da Liga. É crença geral de que os trez encarregados vão sondar o terreno, tendo em vista a admissão da Allemanha. 

Genebra, 18 - O conselho da Liga das Nações assentou definitivamente o texto da constituição da cidade livre de Dantzig, que será dado ao publico depois da communicação feita aos paizes interessados.

DIVERSAS

Gréve na cervejaria Bopp - Desde hontem, pela manhã, que compareceram ao trabalho alguns operarios da cervejaria Bopp, que se encontravam em gréve ha já alguns dias. A fabrica cuja producção é ainda deficiente, continua guardada por praças da Brigada Militar.

Academia Alagoana de Letras -Em uma de suas ultimas sessões, a Academia Alagoana de Letras elegeu seu socio correspondente o nosso companheiro Roque Callage. Esse já recebeu a communicação official dessa distincção.

Instituto Historico e Geographico do Rio Grande do Sul - No salão nobre da Intendencia Municipal, effectuar-se-á, hoje, ás 20 1/2 horas, como ja noticiámos, a sessão inaugural do Instituto Historico e Geographico do Rio Grande do Sul e a posse solemne da sua directoria. Haverá, apenas dous discursos: um do seu presidente, dr. Florencio Carlos de Abreu e Silva, e outro do orador official, tenente Souza Docca.

O dia da bandeira - O dia de hoje assignala a passagem de mais um anniversario do decreto que creou a bandeira nacional. Commemorando esta data, como é de praxe, o pavilhão nacional será, ao meio-dia, hasteado em todas as repartições publicas na presença de seus funccionarios. Apos esta cerimonia, o expediente das repartições será encerrado. Duranta á noite, serão illuminadas as fachadas dos edificios publicos.

TELEGRAMMAS

A reforma do ensino primario O numero de creanças analphabetas

S. Paulo, 18 - Pelas columnas do Diario Popular, um escriptor que usa do pseudonymo de - Um Paulista - argumentando com dados officiaes, prova que o numero de crianças analphabetas é de 150.000 e não de 400.000, como afirma o governo, porquanto este recenseou creanças de 6 a 13 annos quando deveria somente fazel-o com as desta ultima edade. A imprensa continua a discutir a questão do ensino com muito calor. Hoje, o Correio Paulistano, na sua primeira columna, extranha que o Jornal do Commercio, orgão conservador, ataque a reforma systematicamente. De Blumenau, onde se acha, o sr. Orestes Guimarães, inspector das escolas primarias de Santa Catharina, felicitou o secretario do Interior do governo paulista por ter incluido na reforma a obrigatoriedade do ensino primario nacional aos filhos de extrangeiros. Orestes foi organizar o ensino em Santa Catharina, a pedido do governo dali ao deste Estado.

Estrada de Rodagem

S. Paulo, 18 - Os trabalhos da estrada de rodagem desta capital a Campinas estão muito adiantados.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de novembro na história

1819 - Inauguração do Museu do Prado em Madrid, na Espanha.
1906 - Comemora-se pela primeira vez o Dia da Bandeira no Brasil.
1951 - JK lança em Lisboa manifesto de oposição ao governo militar.
1967 - Morte de Guimarães Rosa, escritor.
1969 - Pelé marca o milésimo gol, de pênalti, contra o Vasco, no Maracanã.
1999 - República Popular da China lança sua primeira espaçonave Shenzhou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895