A Alemanha pediu para que os Estados Unidos mediasse as reparações

A Alemanha pediu para que os Estados Unidos mediasse as reparações

Correio do Povo do dia 23 de abril de 1921, sábado, noticiava:

Presidente dos Estados Unidos, Warren Harding

publicidade

A Allemanha e os Alliados 

Nova York, 22 - A Allemanha pediu, formalmente, a mediação dos Estados Unidos, na questão das reparações. Essa mediação se estende ao caso de recusa, por parte da Allemanha, de transferir as reservas de ouro do Reichsbank para as suas succursaes em Colonia e Coblença, como pediu a commissão das reparações dos alliados.

Berlim, 22 - A Allemanha solicitou que o presidente dos EUA, Warren Harding, mediasse na questão das reparações, por uma nota enviada ao Departamento de Estado, assignada pelo chanceler Fehrenbach e pelo ministro dos Extrangeiros von Simons. A nota, que foi mandada quarta-feira, diz que a Allemanha aceita a mediação sem reservas, estando disposta a satisfazer todas as clausulas que o presidente Harting formular depois do exame cuidadoso do assumpto. 

DIVERSAS

Um gigante - Chegou, a esta capital, Francisco Angelo Guerreiro, natural de Novo Paraizo, municipio de Julio de Castilhos. Tem elle 26 annos de edade mede 2 metros e 18 centimetros e pesa 160 kilos. Este gigante vai se expôr ao publico no andar terreo do Grande Hotel (novo). Francisco Guerreiro, em sua terra natal, dedicou-se sempre a agricultura, resolvendo agora, percorrer o Estado, afim de fazer apreciar a sua altura. 

Os productos rio-grandenses na Argentina - As autoridades de Buenos Aires, estão submettendo a rigorosa analyse todos os comestiveis que ali dão entrada, procedentes do extrangeiros e destinados ao consumo da população argentina. Esta fiscalização é feita logo que são desembarcadas as mercadorias, as quaes são submettidas a um exame num laboratorio especial que funcciona annexo a Alfandega de Buenos Aires. Dessa fiscalização tem resultado a condemnação de partidas de farinha de mandioca e de arroz, procedentes deste Estado, por accusarem gorgulho. O arroz é condemnado a novo beneficiamento nos engenhos, vindo assim augmentar o seu custo e difficultar a sua collocação naquella praça. Quando a farinha de mandioca sómente tem appliccação para alimentação de animaes, soffrendo pór isso uma grande depreciação no preço. As informações dali recebidas, informam que, esses productos procedentes do Rio Grande do Sul são os que em maior porcentagem têem sido condemnados. 

TELEGRAMMAS

A peste bovina appareceu um caso novo

S. Paulo, 22 - Os jornaes publicam telegrammas dos logares onde se deram casos de peste bovina. Na zona de Cotia não occorreu nenhum caso mais como tambem na zona de Santo Amaro. Em Parada, porém appareceu um caso novo, sendo, por isso, abatido todo gado existente no estabulo, onde o mal se manifestou. O estabulo foi rigorosamente desinfectado. 

S. Paulo, 22 - Vae ser construido em Santos um lazareto para o gado de accordo com o prefeito dali. Essa medida ha muitos annos vem sendo solicitada ao governo federal. O lazareto será na praia do Ipanema. 

Peste Bovina 

Buenos Aires, 22 - Todos os departamentos do governo argentino, inclusive o Exército e a Marinha, estão em actividade para auxiliar as medidas de protecção contra a invasão da peste bovina procedente do Brasil. Patrulhas de terra e mar guardam as costas e fronteiras rigorosamente, para evitar a entrada de gado.

Os orphãos de guerra

Roma, 22 - A “Gazeta Official” publica um decreto instituido o distinctivo de honra para os orphãos da guerra.,

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895