A comemoração do aniversário da proclamação da República

A comemoração do aniversário da proclamação da República

Correio do Povo do dia 16 de novembro de 1920, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A população comemorava o aniversário da proclamação da República.

publicidade

15 de Novembro - As festas commemorativas

Foi condignamente commemorado, nesta capital o 31º anniversario da proclamação da Republica. Nos bancos e nas repartições publicas não houve expediente, tendo o commercio cerrado mais cedo as suas portas. As festas, que este anno se revestiram de maior brilho que as dos annos anteriores, pelo caracter de pópularidade que lhes deu a commissão organizadora, iniciaram-se no domingo. As ruas centraes da cidade, ao amanhecer de domingo, apresentavam já garrido aspecto. Bandeiras nacionaes e rio-grandenses viam-se, aqui e ali, tremulando nas fachadas de estabelecimentos commerciaes e de casas particulares. Casando-se com as côres dos nossos pavilhões, appareciam, tambem, nas fachadas dos diversos consulados, as bandeiras de seus respectivos paises. O movimento popular, era igualmente, desusado. Desde cedo, grande massa de povo, em que se viam numerosas senhoras e senhoritas, dirigia-se para o novo cáes, afim de assistir as regatas.

DIVERSAS

Peste bubonica - Ante-hontem, occoreu nesta capital um caso fatal de peste bubonica.

Greve - Continuaram, hontem, em gréve, os operarios da cervejaria Bopp, que tomaram essa resolução por haver sido despedido um dos operarios. A fabrica hontem, tambem, continuou guardada por praças da Brigada Militar.

Monumento aos heróes da Laguna e de Dourados -Tem tido grande acceitação em todo o paiz, a idéa dos alumnos da Escola Militar da erecção de um monumento aos heróes da retirada da Laguna e da defesa da colonia de Dourados. No Rio, além dos applausos da imprensa, o presidente da Republica fez questão de assignar na lista dos alumnos militares; o Conselho Municipal votou, espontaneamente, um auxilio pecuniario; o dr. Octavio Rocha apresentou, no Congresso nacional, um projecto de lei, autorizando o governo a auxiliar com a importancia de 150: 000$, innumeras cartas têm sido dirigidas á commissão central, applaudindo a patriotica iniciativa. - o 1º tenente A. O. Travassos Alves, delegado de propaganda neste Estado, por parte da Commissão Central, recebeu, hontem, mais uma carta dos alumnos do Gymnasio Julio de Castilhos, com a importancia de 40$000 collectada entre os do 2º anno secundario, perfazendo a quantia de 100$000, a ja angariada naquelle instituto de ensino. A carta está assignada pelos alumnos Lelio Rebello Miranda, entre outros, que participaram.

TELEGRAMMAS

15 de Novembro

Pelotas, 15 - Na praça da Republica, realizou-se a festa commemorativa do anniversario da proclamação da Republica, tendo nella tomado parte os alumnos dos collegios elementares Felix da Cunha e Cassiano do Nascimento. Falou, perante as autoridades e grande massa de povo, o dr. Fernando Luiz Osorio, que discorreu sobre a data de 15 de Novembro, sendo muito applaudido. Commemorando a data, o club de regatas Pelotense realizou uma festa nautica constituida de dois pareos, sendo muito disputados. Tambem, foi empossada a nova directoria daquelle club, que tem como presidente o sr. Carlos Cortellari, terminando as festas com animado baile.

Liga das Nações

Genebra, 14 - Chegaram os delegados britannicos junto á Liga das Nações, excepto o sr. Balfour, que é esperado brevemente. A cidade está toda engalanada e muito animada. Parece que a Allemanha não será admittida. A Austria recebeu a promessa de ser attendida. A Suecia e a Hollanda parece que, em reconsideração á sua decisão, não participarão, sem a entrada da Allemanha. Os Estados Unidos não estão representados, mas aqui já se encontram numerosos jornalistas americanos.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 16 de novembro na história

1917 - Revolução Russa: bolcheviques chegam a Moscou.
1922 - Nascimento de José Saramago, escritor português.
1940 - Nazistas fecham o acesso ao Gueto de Varsóvia construindo um muro.
1945 - Criação da Unesco.
1955 - Realizada a primeira edição da Feira do Livro de Porto Alegre.
1983 - Morte de Janete Clair, autora de novelas. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895