A construção da linha ferroviária Basilio-Jaguarão

A construção da linha ferroviária Basilio-Jaguarão

Correio do Povo do dia 22 de setembro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Estação ferroviária da linha Basilio-Jaguarão.

publicidade

Estrada de ferro de Basilio a Jaguarão

Em virtude da recisão do contracto antigo celebrado entre o governo da União e a empresa Constructora do Rio Grande do Sul, já foram reencetados, ha dias, os trabalhos desta nova linha estrategica, que desde 1916 se achavam suspensos. Já foi iniciado o assentamento dos trilhos e a empreza já ordenou ao engenheiro encarregado da construcção, afim de que, dentro do praso de 18 mezes, possa a linha estar completamente concluida até o kilometro 53, onde ficará localisada uma estação que irá servir a cidade do Arroio Grande. Distante 3 leguas, mais ou menos, da villa do Herval, no kilometro 33 será construida uma outra estação, que muito contribuirá, pela sua proximidade, para o progresso dessa villa e zonas adjacentes.

DIVERSAS

Viação Ferrea - Em trem especial, vieram de Santa Maria os escriptorios da Locomoção da Viação Ferrea. No mesmo comboio veiu o material daquelle departamento. O pessoal e o material dos escriptorios do A|lmoxarifado virão em carro especial ligado ao trem da tabella de hoje. 

Faculdade de Medicina de Montpellier - Esta faculdade e a mais antiga Faculdade de Medicina do mundo, e que se celebrará a 5 de novembro do corrente anno, o setimo centenario de sua fundação, dirigiu por seu director professor E. Lerrich , um officio ao dr. Sarmento Leite, convidando a Faculdade de Medicina daqui para tomar parte nas festas que serão realisadas. O professor Sarmento Leite, director, nomeou o professor Gonçalves Carneiro, actualmente em Paris, para representar a Faculdade de Medicina de Porto Alegre na referida solemnidade, que será tambem pelo presidente da Republica Franceza e por delegados dos grandes corpos scientificos de outros paizes.

A Tribuna do Povo - Defendendo as candidaturas dos drs. Arthur Bernardes e Urbano Santos, appareceu hontem, nesta capital, a “Tribuna do Povo”, orgão esse que sairá, por emquanto duas vezes por semana as 4ªs feiras e aos sabbados. O novo jornal obedece á direcção dos srs. Luiz de França Capáverde e Pilade Palagi.

TELEGRAMMAS

Inauguração da hydraulica municipal

Cachoeira, 21 - Por occasião da inauguração festiva, hoje, ás 15 horas, da hydraulica municipal, falou o intendente, dr. Annibal Loureiro. Grande massa de povo enchia o local. 

O centenario da Independencia 

Jaguarão, 21 - Teve brilhante desempenho o festival levado a effeito, hontem, em beneficio dos cofres destinados a custear as festas do Centenario da Independencia. O vasto theatro Esperança regorgitava de espectadores, estando presente o general Luiz Barbedo, que foi saudado pelo tenente Elpidio Martins. 

A Allemanha e os alliados 

Berlim, 21 - A questão do levantamento de fundos para o pagamento das futuras prestações da indemnisação de guerra foi objecto e discussão, hontem, na commissão allemã de reparações, que approvou o plano traçado por um de seus peritos, propondo a creação de uma organização de credito collectiva, compreendendo todas as industrias, bancos e todos os proprietarios sob o principio de compromissos limitados. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de setembro na história

1890 - Floriano Peixoto é exonerado do Ministério da Guerra.
1947 - Nasce a cantora Vanusa dos Santos Flores. 
1959 - Inauguração de cabo telefônico entre EUA-Europa.
1977 - A polícia militar, chefiada pelo coronel Erasmo Dias, invade a PUC-SP, prendendo 800 estudantes. 
1993 - Protesto na Rússia contra o fechamento do Parlamento por Yeltsin.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895