A crise política na Alemanha
Correio do Povo do dia 13 de setembro de 1921, terça-feira, noticiava:
publicidade
São tensas as relações entre os governos de Berlim e de Munich
Teme-se que rebente uma revolução na Baviera
Berlim, 11 - As noticias procedentes de Munich são pessimistas. O chefe do governo bavaro von Kahr mostra hostilidade ao accordo feito em Berlim e não admitte mesmo nenhuma restricção nos direitos da Baviera. Circulavam tambem boatos de um movimento separatista preparado pela esquerda e de um golpe de Estado projectado pela direita.
Munich, 12 - O governo bavaro deve entrar em negociação com o governo de Berlim, para conseguir o levantamento do estado de sitio na Baviera, se o decreto presidencial relativo á suspensão dos jornaes bavaros fosse revogado.
DIVERSAS
As obras da nova Cathedral - No dia 10 de outubro proximo, realisar-se-á no Theatro Palacio, um interessante festival em beneficio das obras da nova Cathedral Metropolitana. O proprietario daquella casa de diversões, sr. Emilio B. Adam, e o emprezario theatral sr. Jose Schiró, estão empenhados em elaborar um programma attraente. Os ingressos para o festival serão passados por uma commissão de senhoritas.
Curso de cinematographia - Encabeçada por diversos capitalistas desta praça, está em organisação nesta capital uma sociedade anonyma para a exploração da industria do fabrico de “films” cinematographicos. A sociedade, que se denominará “Companhia Itapoan Film” terá um capital de 400:000$000. A “Companhia Itapoan Film”, creará, tambem, um curso de cinematographia, destinado a preparar artistas para a arte do silencio. Este curso está a cargo do professor vienense Julius Puchar, mais conhecido pelo seu pseudonymo artistico de “Heinrich Heinz”, e sua exma. esposa, devendo a sua inauguração effectuar-se a 15 do corrente. As aulas deste curso serão iniciadas no predio n. 55 da rua 7 de Setembro.
Hospital Allemão - Esteve, ha dias, reunida a commissão encarregada do proseguimento das obras do hospital allemão, desta capital.
TELEGRAMMAS
Foi inaugurado o pavilhão do S. C. São Paulo
Rio Grande, 12 - Perante enorme concorrencia, foi inaugurado, hontem, o pavilhão do S. C. São Paulo. Paranymphou o acto o Gremio Sportivo Brasil de Pelotas. Após a inauguração, houve um match entre os dois clubs, vencendo o Brasil por 1x0.
O foot-ball em Tapes
Tapes, 11 - Realizou-se um match de foot-ball entre o S. C. Navegantes, da Barra do Velhaco, e o S. C. Gaucho, desta localidade, vencendo este, por 2 goals a 0.
Sessão commemorativa na Associação de Imprensa
Rio, 12 - A Associação Brasileira de Imprensa realisou, sabbado, uma sessão commemorativa da fundação do primeiro orgão do jornalismo brasileiro inaugurando os retratos de Bartholomeu Mitre e dos jornalistas patricios Fernando de Almeida, Gastão Bousquet e Paulo Barreto.
Banco Agricola Hypothecario
Florianopolis, 12 - O dr. Hercilio Luz, governador do Estado tem sido muito felicitado pelo projecto da creação do Banco Agricola Hypothecario.
A grafia da época está preservada nos textos acima
CRONOLOGIA
O dia 13 de setembro na história
1821 - Abolição da escravidão no México.
1945 - Judeus reivindicam a criação do Estado de Israel.
1963 - Jango nomeia o marechal Castelo Branco para a chefia do Estado-Maior do Exército.
1966 - Criação do FGTS, com o fim da estabilidade no emprego.
1993 - Morre o escritor e jornalista Austregésilo de Athayde.