A definição da cobrança das taxas do porto de Rio Grande

A definição da cobrança das taxas do porto de Rio Grande

Correio do Povo do dia 27 de novembro de 1920, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

As taxas cobradas no porto do Rio Grande foram autorizadas por decreto.

publicidade

O porto do Rio Grande 

O dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, assignou, hontem, o decreto autorizando o governo a cobrar do porto do Rio Grande as taxas constantes da tabella que acompanha a lei nº 262, de 25 de novembro. A referida tabella só entrara em vigor depois que o governo federal a approvar nos termos dos contractos em vigor. Ficarão isentas das taxas de atracações: os botes, escaleres e outras embarcações meudas de qualquer systema, empregadas no momento exclusivo de passageiros e bagagens e as pertencentes aos navios de carga ou descarga no porto, embarcações empregadas no trafego de passageiros entre S. José do Norte e Rio Grande, embarcações meudas, como rebocadores e outras que atracarem ao cáes para receberem combustivel e os navios de guerra quando atracados ao cáes ou amarrados as boias.

DIVERSAS

Fechamento de barbearias nos domingos - Os srs. Theophilo Cardoso, João Baptista Russo, Roque Laurindo, Arnaldo Dias e José Anitta, estabelecidos com barbearias no 2º districto estão tratando de conseguir a adhesão dos demais collegas daquella zona afim de abrirem mais os seus estabelecimentos aos domingos, como o fazem até agora. O convenio parece que está sendo bem aceito, pois é intenção dos seus promotores inicial-o de 1º de dezembro proximo em deante.

Imprensa - Com o título “Tradição”, acaba de apparecer, em Bagé, um novo jornal federalista, destinado a candidatura do coronel Raphael Cabeda, á deputada federal pelo 3º circulo. A nova folha, que obedece á direcção do dr. Ivo Roxo, está bem feita, possuindo varias secções informativas.

Gréve na Fiat Garage - Acabam de se declarar em gréve os operarios que trabalham na Fiat Garage. O motivo de haverem tomado essa attitude, foi que os proprietarios da referida garage prohibiram a permanencia dos mesmos nas officinas, durante as horas das refeições. Para os operarios fazerem as suas refeições, os proprietarios mandaram construir uma sala especial, mas não concordando com essa decisão, os operarios declararam-se em estado de gréve.

Mascara - Será distribuido hoje mais um numero dessa apreciada revista local. Com o numero de hoje “Mascara” passará a ser dirigida por varios intelectuaes do nosso meio, Athenas será o titulo da futura publicação.

TELEGRAMMAS

Grupo armado

Palmeira, 26 - O coronel Serafim Moura, acompanhado de 150 homens, fez uma passeata pelas ruas desta villa. Esse grupo tendo-se encontrado em um dos districtos municipaes, com o moço de nome de Ramão Luciano de Souza Filho, que, em automovel, viajava para Passo Fundo, cercou-o, ameaçando aggredil-o, todos armados de faca e revolvers. Devido á sua extraordinaria calma, que permittiu a intervenção de outras pessoas, Ramão escapou á morte. Faziam parte do grupo conhecidos criminosos, entre os quaes o famoso “Mão Pesada”, que desde cedo percorria a villa armado. A população sente-se sem garantias. O Cinema Coliseu que tinha espectaculo annunciado para hoje, suspendeu-o. O jornal local, “Correio do Municipio”, profligou em termos asperos a attitude daquelle grupo.

O canal de Suez

Londres, 26 - Informam do Cairo que muito breve será demolida a ponte da estrada de ferro collocada, durante a guerra, sobre o canal de Suez. Espera-se que novas negociações, já entaboladas, permittirão a construcção de um tunel ou de uma ponte permanente.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de novembro na história

1941 - Independência do Líbano.
1962 - Fundação da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão. 1981 - Morre o treinador de futebol Claudio Coutinho. 
1989 - Voo Avianca 203: um Boeing 727 explode no ar sobre a Colômbia, matando todas as 107 pessoas a bordo e três no chão. 
1992 - Alemanha proíbe o nazismo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895