A estátua de Dante Alighieri

A estátua de Dante Alighieri

Correio do Povo do dia 1 de setembro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Dante Alighieri, em uma publicação de 1921, e sua obra Divina Comédia.

publicidade

O centenario de Dante - a estatuta do poeta - onde será ella erigida

Rio, 30 - A commissão central executiva da commemoração do 6º centenário da morte de Dante conferenciou com o prefeito do Districto Federal a respeito da determinação do local em que deve ser eregida uma estatua ao grande poeta e em que terá de ser solemnemente lançada a pedra fundamental, no dia 14 do proximo mez de setembro. Depois de estudados varios pontos do Rio, em successivas conferencias, ficou afinal definitivamente designado pelo governador da cidade o terreno do jardim que termina, na avenida Rio Branco, a frente do lado direito do Palacio Monroe. O prefeito assegurou a commissão que o governo da cidade concorrerá directamente para que tenham maior brilho as commemorações.

DIVERSAS

Centenario da morte de Dante Alighieri - Amanhã, ás 20 horas, no salão da Confeitaria Rocco, haverá mais uma reunião do comitato promotor das homenagens ao poeta Dante Alighieri, por occasião do 6º centenario de sua morte. Nessa reunião, tratar-se-á da organisação definitiva do programma das commissões a serem realisadas e da distribuição dos convites para a primeira conferencia. 

Casa Avenida - Hontem, foi inaugurada a Casa Avenida que os srs. Araujo e Fontoura installaram á rua dos Andradas n. 367, para o commercio de miudezas, perfumarias e artigos para homens. O novo estabelecimento está bem installado para o fim a que se destina, possuindo um variado stock de varias mercadorias. Aos representantes da imprensa e outras pessoas que comparecerem ao acto inaugural, foram offrecidos doces e liquidos. 
A ultima viagem do director da Viação Ferrea - O “Rebate’ de Uruguayana referindo-se á ultima viagem de inspecção do dr. Augusto Pestana, director da Viação Ferrea aquella cidade soube que, no corrente mez, serão iniciados os trabalhos de correcção da linha ferrea na região serrana que, como se sabe, tem muitas curvas. a nova linha terá cera de 15 kilometros menos que a actual - entre Santa Maria e Passo Fundo. Uruguayana terá a linha de ferro cercada.

TELEGRAMMAS

A cheia do rio Taquary facilitou a navegação

Estrella, 31 - Em consequencia das constantes chuvas que têm cahido nestes ultimos dias, o rio Taquary tornou-se franco á navegação por alguns dias até alem de General Osorio no municipio de Guaporé. Isso muito veiu facilitar o escoamento de grande variedade de productos que ha para exportar. Para melhor aquilatar do grande progresso deste municipio basta mencionar que existem aqui 240 fabricas e estabelecimentos industriaes, entre os quaes 37 atafonas, 2 fundições de ferro e 2 grandes refinarias de banha, cujas marcas têm franca aceitação, e 85 fabricas de aguardente.

O homem de chifres 

Pelotas, 31 - Tem despertado grande curiosidade o homem de chifres, que aqui está sendo exhibido na Confeitaria Predilecta.

A questão das reparações

Berlim, 31 - O sr. Classenapp, vice-presidente do Reichsbank informou que a Allemanha já completou a somma de um bilião de marcos ouro, que se obrigará a pagar aos alliados até o dia 31 de agosto. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 1 de setembro na história

1843 - Lançamento da revista The Economist.
1922 - Nasce o diretor de cinema italiano Vitório Gassman. 
1939 - A Alemanha invade a Polônia durante a Segunda Guerra.
1961 - Jango retorna da China e desembarca em Porto Alegre, após passar por Paris, Nova Iorque e Montevidéo.
1969 - Muamar Kadhafi assume a presidência da Líbia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895