A greve dos mineiros

A greve dos mineiros

Correio do Povo do dia 30 de junho de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Havia uma recomendação para que os mineiros aceitassem o fim da greve.

publicidade

A agitação industrial na Inglaterra 

Londres, 29 - O governo solicitou autorisação para a concessão do subsidio de dez milhões de libras á industria carvoeira, durante um periodo que terminará no ultimo dia de setembro; depois desse praso, todo subsidio será suspenso, e os salarios serão reduzidos, nas seguintes proporções: não mais de dois schillings em julho, meia coroa em agosto a tres schillings em setembro. Será creada a Junta Nacional do Salário, devendo ter numero igual de representantes dos mineiros e dos patrões. O primeiro ministro sr. Loyd George annunciou na Camara dos Comuns que o comitê executivo dos mineiros havia concordado em recommendar aos mineiros, a acceitação dos termos propostos para terminação da gréve do carvão.

DIVERSAS

O preço da energia e luz - Continuam as medidas de reacção contra as Companhias Força e Luz e Fiat Lux, por haverem resolvido elevar o preço da luz em 20%. Já é grande o numero de barbeiros que resolveram fechar as suas casas ás 19 horas, a partir do dia 1º de julho. Os proprietarios de barbearia continuam, ainda, appelando para os demais collegas para que os acompanhem neste movimento. Sabemos que os proprietarios de hoteis vão dirigir um memorial ás companhias Força e Luz e Fiat Lux, solicitando para manterem os actuaes preços sobre energia electrica. Caso não sejam attendidos ver-se-ão obrigados a restringir consideravelmente o consumo de luz nos seus estabelecimentos. Hontem, em rodas de negociantes se falava que a idéa de se fechar as casas commerciaes ás 18 horas se generalisará por todo o commercio.

Centro Republicano Julio de Castilhos - Realizou-se hontem, á noite, a sessão de assembléa geral do Centro Republicano Julio de Castilhos, afim de ser eleito o presidente do mesmo, cargo esse vago com a morte do coronel Marcos Alencastro de Andrade. Presidiu a reunião, que esteve muito concorrida, o dr. José Montaury, intendente municipal, que ao abril-a teve palavras repassadas de saudade para aquelle extincto chefe do partido republicano local.

TELEGRAMMAS

Linha ferrea 

Conceição do Arroio, 28 - Chegou, hoje, até esta villa a linha ferrea de Palmares. Reina, por este facto, grande contentamento entre a população. 

O augmento do preço da luz e telephone

Bagé, 28 - Domingo proximo haverá uma sessão de assembléa geral da Associação Commercial, afim de resolver sobre o augmento do preço da luz e telephone. 

Linha ferrea do porto a estação da Viação 

Montenegro, 27 - Esteve nesta cidade o director das Minas de Carvão de S. Jeronymo, engenheiro George, que conferenciou com o coronel Aurelio Porto, intendente municipal, a respeito do estabelecimento de uma linha férrea do porto desta cidade á estação da Viação Ferrea, afim de attender ao transporte de carvão, que virá por via fluvial até o porto, saindo dahi por via ferrea até a estação. Na conferencia, cogitou-se tambem de construir um guindaste hydraulico para o desembarque de mercadorias que forem transportadas até o porto. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 30 de junho na história

1940 - A Alemanha ocupa a Normandia durante a II Guerra. 
1958 - Inauguração do Palácio da Alvorada.
1980 - João Paulo II realiza visita ao Brasil. 
1988 - Morre o apresentador de televisão Chacrinha.
1993 - Decretada a prisão de PC Farias.
2000 - Senador Luís Estevão é preso por desvios nas obras no TRT-SP.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895