A Inglaterra liderava a construção mundial de vapores

A Inglaterra liderava a construção mundial de vapores

Correio do Povo do dia 23 de outubro de 1920, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

A Inglaterra tinha o predomínio na produção mundial de vapores.

publicidade

A construção de vapores na Inglaterra

Londres, 22 - Passando em revista a construcção mundial de vapores, o relatorio do Lloyd, correspondente ao trimestre que findou a 30 de setembro, assignala definitivamente a supremacia da Inglaterra sobre a America nessa industria. A Inglaterra construiu e tem ainda em construcção, em seus estaleiros, 3.731.000 toneladas, emquanto a America, durante o mesmo periodo, só conseguiu attingir a 1.772.000 toneladas. As estatisticas inglezas indicam progresso, pois assignalam um augmento de 65% sobre os dezoito mezes precedentes emquanto as americanas assignalam um decrescimo de cerca de 60% durante o mesmo periodo. A Inglaterra, gradativamente está reassumindo o logar que possuia antes da guerra na grandeza de sua frota mercante. Metade da frota mercante universal lhe pertencia. O total da tonelagem de navios construidos fóra do Reino Unido, até setembro, excedeu á producção britannica, unicamente em cem mil toneladas.

DIVERSAS

Construcção de uma estrada de rodagem - No Estado de S. Catharina vae ser construida uma estrada de rodagem, ligando Xanxerê a rio Canôas. Essa estrada, da extensão de 200 kilometros, passará pela estação do Herval, na estrada de ferro S. Paulo-Rio Grande. Quanto ao seu custo, está orçada em mil e quinhentos contos de réis. Hontem, nessa capital, foi assignado o contracto para a construcção da alludida estrada, com a Empreza Constructora e Colonisadora Catharinense, representada pelo seu gerente, sr. Emilio Gertum e os engenheiros Walter e Ludolfo Boehl, Arthur Schwerin, Carlos e Leonidas Coelho de Souza.

Busto de Julio de Castilhos - Na vitrine da casa Angelo M. Laporta, á rua dos Andradas, acha-se exposto um busto do dr. Julio de Castilhos, que o coronel Teixeira Netto, director do Collegio Voluntarios da Patria, offerece a esse estabelecimento de ensino. A inauguração do busto realisar-se-á amanhã, dia do anniversario da morte daquelle politico rio-grandense.

Monumento ao General Osorio - Reunir-se-á segunda-feira, 25 do corrente, ás 16 horas, na séde do Club dos Officiaes Reformados, a commissão Central pró-monumento general Osorio, afim de prosseguir os seus trabalhos referentes a execução de seu intento. Para esta reunião dirigiu o secretario, capitão Faria Corrêa, convites a todos os membros da referida commissão.

TELEGRAMMAS

A siderurgia no Brasil

S. Paulo, 22 - Concluindo a serie de artigos que estava escrevendo sobre a siderurgia, o sr. Jonas Pompeia affirma, á vista do que viu na Suecia, onde esteve estudando a questão, que, para nós, a solução racional e economica, é a electro-siderurgia. “Conto ver - accrescentou o articulista - em fututo proximo, o emprego de fornos electricos em grande escala no Brasil, no Mexico, Japão, Canadá e outros paizes onde abundam os minerios de alto teor e as quédas dágua.

A luta entre polacos e bolchevistas

Londres, 22 - A resposta do governo polaco á communicação franco-ingleza, nega a violação do armisticio e deplora a occupação de Vilna assegurando que a Polonia está prompta a solucionar a questão com imparcialidade e com justiça.

Varsovia, 22 - As operações em toda frente cessaram a meia-noite de hontem. Ocuppamos a linha do armisticio. No decorrer dos ultimos combates capturamos 3.400 prisioneiros, tres trens blindados, 14 canhões, 70 metralhadoras e 250 atrelagens de artilharia.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 23 de outubro na história

1880 - Inauguração da Câmara Municipal de Gravataí.
1940 - Nasce Edson Arantes do Nascimento, Pelé, o “Atleta do Século”. 
1962 - Morre Gregório Fortunato, segurança do presidente Getúlio Vargas. 
1976 - Viúva de Mao Tsé-Tung é presa na China.
1977 - Inauguração do Riocentro, espaço de convenções no Rio de Janeiro.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895