A notificação de general Nollet

A notificação de general Nollet

Correio do Povo do dia 18 de maio de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Protesto dos alemães contra as exigências do Tratado de Versalhes

publicidade

A Allemanha e os alliados 

Berlim, 16 - O general Nollet, presidente da commissão de controle inter-alliada de Berlim e presidente da commissão de controle militar, e o general Marteman, presidente da commissão de controle aeronautica, notificaram ao governo allemão que, de conformidade com os termos do ultimatum, a Allemanha deverá, em 20 de maio, executar as medidas seguintes: entregar o excedente do material de guerra que existe em virtude de reducção da Reichswehr; reduzir os armamentos da fortaleza Koenigsbergs; suprimir os armamentos das fortalezas de Kuestring e Letzen; reduzir os armamentos das praças de guerra maritimas; aceitar a classificação das uzinas autorizadas a fabricar material de guerra; publicar textos legislativos prescrevendo a dissolução das organisações de auto defesa, o desarmamento dos navios de reserva, e destruição dos submarinos e a entrega do restante material de aviação. 

DIVERSAS

O novo palacio do governo - Hontem, ficou definitivamente installada a presidencia do Estado no novo palacio. De accordo com a determinação do dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, o edificio até agora occupado pela presidencia começará a ser immediatamente adaptado para nelle funccionar a Escola Complementar. Sabemos que no edificio occupado actualmente pela Escola Complementar passarão a funccionar o Superior Tribunal e o Tribunal do Jury. A parte do edificio á praça Marechal Deodoro, onde funcciona o forum, será destinado ao Thesouro do Estado e secretaria da Fazenda. Assim, essa repartição occupará todo o predio da referida praça. 

Primeiro Congresso Brasileiro de Protecção á Infancia - O dr. Mario Kroeff foi convidado pela Liga Central Pró-Infancia Desvalida, desta capital, para desenvolver e apresentar a esse congresso o seguinte thema: “Como devem os governos cuidar da infancia abandonada”. O dr. Mario Kroeff é rio-grandense é um dos medicos que serviu na guerra européa. É hoje, por approvação em concurso, medico effectivo do serviço sanitario do Districto Federal. 

Centenario de Dante Allighieri - A colonia italiana aqui domiciliada está se preparando para commemorar o centenario do nascimento do genial poeta Dante Allighieri. 

TELEGRAMMAS

Loteria de Santa Catharina

Florianopolis, 17 - O sr. Angelo La Porta, um dos concessionarios da loteria deste Estado, recebeu communicação do Rio dizendo que foi pago ali o bilhete premiado com 25 contos na extracção de sabbado ultimo. O bilhete foi vendido a varios operarios. 

A situação politica na Italia e o resultado das eleições

Roma, 17 - Pelos resultados conhecidos das eleições legislativas a colligação nacionalista obteve aqui 21.500 votos, os socialistas 10.800, os catholicos 7.400, os republicanos 5.600 e os communistas 2.726. Dizem que o leader nacionalista italiano dr. Krek foi eleito sem opposição. Segundo as noticias officiaes, deram-se em todo o reino, em consequencia dos conflictos entre “fascistas” e nacionalistas, apenas oito mortes. Os socialistas perderam no minimo, pelos calculos feitos, cincoenta cadeiras e os catholicos vinte. Os resultados incompletos conhecidos até agora confirmam a victoria dos constitucionalistas cuja lista era encabeçada pelo sr. Giolitti. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 18 de maio na história
1919 - Nasce a bailarina Margot Fonteyn.
1938 - Lei de Segurança Nacional é adaptada ao Estado Novo.
1961 - Jânio Quadros baixa decreto, proibindo as brigas de galos. 
1980 - Brizola decide criar o PDT - Partido Democrático Trabalhista. 
1999 - Morre o escritor e dramaturgo Dias Gomes.
2000 - Morre Domingos da Guia, ex-zagueiro da Seleção Brasileira. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895