A recepção dos prisioneiros franceses repatriados da Rússia foi comovente

A recepção dos prisioneiros franceses repatriados da Rússia foi comovente

Correio do Povo do dia 26 de outubro de 1920, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Prisioneiros de guerra começaram a ser repatriados em toda a Europa.

publicidade

O repatriamento dos prisioneiros francezes que se achavam na Russia

Paris, 24 - Uma commovente recepção foi feita a nova leva de prisioneiros francezes que acabam de ser repatriados da Russia. O general Pau representando o presidente da Republica entregou a Cruz da Legião de Honra á senhorita Carlier, fazendo aquelle general a narrativa de heroismo da valente joven no exilio, onde ella se consagrou no afan de abastecer a todos os prisioneiros, inclusive os membros da missão militar ingleza que esteve prisioneira oito mezes em Moscou. A multidão que assistia ao acto acclamou calorosamente aquella senhorita. Os jornalistas pediram á referida senhorita as suas impressões da Russia, confirmando ella todas as opiniões manifestadas anteriormente. A entrevista insistiu sobre a apathia do povo russo que reprova o governo dos soviets mas não reage. Todavia - disse - com a approximação do inverno, os soffrimentos augmentarão, o que talvez produza a revolta. O comandante Guibert, tambem entrevistado disse que o fracasso da tentativa comunista era completa, porque os bolchevistas são incapazes de organisar e produzir. Mas em compensação - accrescenta - entendem-se maravilhosamente para destruir.

DIVERSAS

Federação Espirita do Rio Grande do Sul - Conforme noticiamos, foi fundada nesta capital, a 17 do corrente, a Federação Espirita do Rio Grande do Sul. Ante-hontem, reunidos, os membros dessa nova associação elegeram a sua primeira directoria, que ficou assim constituida: presidente, coronel Frederico Augusto Gomes da Silva; secretario Ernani Muzell, e thesoureiro, José Paranhos. A Federação funccionará provisoriamente no Centro Allan Kardec, á rua General Victorino n. 22.

Monumento ao general Ozorio - Conforme noticiámos, realizou-se, hontem, ás 16 horas, na séde do Gremio de Offciaes Reformados, a sessão da commissão central pró-monumento ao general Ozorio. Esta commissão, agora que cessaram os motivos que a obrigaram a suspender os seus trabalhos, está no firme proposito de agir com o maximo esforço, afim de levar avante o seu ideal - a inauguração do monumento ao general Ozorio, em 1922, centenario da independencia do Brasil. Dentre os membros da commissão foram indicados cinco para se entenderem com o presidente do Estado solicitando-lhe o seu amparo, para tão nobre idea. Á assembléa dos representantes do Estado, será dirigido um memorial solicitando um auxilio do Estado para o mesmo fim. Pelo thezoureiro da commissão, capitão José R. Sobral, foi apresentado o balancete acusando a existencia de 12:769$800, recolhida aos bancos do Commercio e Porto Alegrense.

TELEGRAMMAS

Linha de automóveis

Gravatahy, 25 - O sr. Carlos Linck Filho, num automovel Overland, vae fazer viagens diarias para essa capital e vice-versa. A partida daqui será ás 7 horas e dahi ás 17, partindo do fim da linha de S. João.

Reconstrucção de uma linha ferrea

S. Borja, 25 - Chegou, hontem, em trem especial, a esta cidade, afim de estudar os trabalhos da reconstrucção da estrada de ferro que liga Itaquy a S. Borja, uma commissão de engenheiros, a qual foi recebida, na gare, pelas principaes figuras do commercio local. Após as necessarias observações, a referida commissão regressou para Uruguayana. Em virtude das consideraveis difficuldades que occasiona o irregular funccionamento dessa linha, entre o commercio da fronteira reina grande satisfação por esse melhoramento iniciado.

Dr. Julio de Castilhos

Rio Pardo, 25 - Sabbado, apos o encerramento das aulas, houve entre os alumnos e os professores do Collegio Elementar Ernesto Alves uma commemoração em homenagem ao dr. Julio de Castilhos. Hontem, uma commissão de alumnos ornamentou o retrato do dr. Julio de Castilhos.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 26 de outubro na história

1847 - Ruas do Rio de Janeiro passam a ter subida e descida (mão e contramão).
1919 - Banidos do Brasil, como anarquistas, mais de 100 líderes sindicais.
1942 - Nascimento de Milton Nascimento, cantor e compositor.
1955 - Vietnã: imperador Bao Daí é deposto.
1970 - Muhammad Ali retorna aos ringues e vence Jerry Quarry.
1994 - Jordânia e Israel assinam um tratado de paz.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895