A reforma do vapor Porto Alegre

A reforma do vapor Porto Alegre

Correio do Povo do dia 13 de novembro de 1920, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

O vapor Porto Alegre após a reforma.

publicidade

Vapor Porto Alegre 

Do plano inclinado do estaleiro dos srs. Alcaraz e Cia., situado na ilha do Chico Inglez desceu, quinta-feira ultima, o vapor Porto Alegre, que navega entre esta capital e Santo Amaro. A este acto assistiram, alem de outras pessoas, o capitão-tenente Lacê Brandão, delegado do capitão do porto. O “Porto Alegre”, o primeiro vapor que subiu ao novo plano inclinado do estaleiro Alcaraz, soffreu ali reparos no casco, pintura geral e melhoramentos nas suas condições de conforto. Hontem, foram feitas, com exito, experiencias nas machinas do “Porto Alegre”. Este vapor reencetará segunda-feira, as suas viagens para Santo Amaro, partindo daqui ás 6 1/2 horas.

DIVERSAS

Serviço hydraulico na Cachoeira - A municipalidade da Cachoeira contratou com o constructor José Marini, aqui residente, a construcção da hydraulica destinada a abastecer a população daquella cidade. Estes serviços terão inicio desde que cheguem os materiaes já encomendados para a construcção dos filtros, tanques de reserva e o tanque de distribuição que será construido sob uma secção de columnas de 12m50 de altura e com a capacidade para 100 metros cubicos. Todos estes trabalhos serão a cimento armado systema Menier e Hennebique, sendo estas as primeiras construcções hydraulicas deste typo no Rio Grande do Sul.

A illuminação na Tristeza - O sr. Dario Gondran tomou a iniciativa da organisação de uma empreza particular para explorar, no arrabalde da Tristeza, a illuminação publica e particular. Cogita-se, tambem, de installar ali um cinematographo destinado ao divertimento das familias ali residentes e dos que vão veranear naquelle local. A organisação da empreza depende de se entrar em accôrdo com a Intendencia Municipal, afim de obter a necessaria licença para funccionar.

Monumento aos heroes da Laguna e de Dourados - Como já noticiámos, os alumnos da Escola Militdar do Rio de Janeiro tomaram a iniciativa de se promover a erecção de um monumento que perpetue os actos heroicos dos retirantes da Laguna e dos defensores da Colonia de Dourados, que foram praticados na guerra contra o governo do Paraguay.

TELEGRAMMAS

Falta de transportes

Carasinho, 12 - Acham-se, nesta estação, 38 vagões, entre elles alguns carregados.

Um caso de bigamia

S. Paulo, 12 - Os jornaes desta capital occuparam-se de um caso de bigamia occorrido durante a guerra e que provocou grande escandalo. Hontem apresentaram-se á policia duas senhoras italianas acompanhadas de um jovem da mesma nacionalidade, o qual é accusado de ter commettido o crime de bigamia. O jovem accusado chama-se Vicente Lubino. Daqui partiu elle, durante a guerra, para a Italia deixando a mulher e uma filha. Terminada, porém, a guerra, Vicente Lubino contrahiu novo matrimonio, na cidade de Padua, ha dois annos. Agora voltando ao Brasil, foi Vicente recebido em Santos pela mulher e a filinha e apresentou a sua segunda esposa, como irmã, á sua mulher legitima. Assim, todos foram residir numa mesma casa. Na mesma noite da chegada de Vicente, porém, houve um grande escandalo entre as duas mulheres e o bigamo. Houve grande barulho, que provocou a intervenção da policia. Esta conduziu os protagonistas á presença do delegado, o qual tomou as providencias que o caso requer.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de novembro na história

1918 - Primeira Guerra Mundial: tropas aliadas ocupam Constantinopla, a capital do Império Otomano.
1965 - Instituída a lei que cria o Cruzeiro Novo como novo padrão monetário do Brasil.
1970 - Enchentes no Paquistão deixam o saldo de 300 mil vítimas.
1974 - Morte de Vittorio de Sica, ator e cineasta italiano.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895