A repercussão na imprensa alemã sobre o discurso do sr. Aristides Briand

A repercussão na imprensa alemã sobre o discurso do sr. Aristides Briand

Correio do Povo do dia 10 de abril de 1921, domingo, noticiava:

O chefe do governo francês, Briand, discursando no Senado da França

publicidade

A Allemanha e os alliados - As declarações do sr. Briand no Senado francez

Berlim, 8 - A imprensa trata longamente do discurso que o sr. Aristides Briand, chefe do governo francez, acaba de pronunciar no Senado daquelle paiz. Os jornaes tecem, a respeito, os mais variados commentarios, sendo que os conservadores protestam contra os termos desse discurso. O “Berliner Tageblat” diz que a nota allemã a que se referiu o sr. Briand, o exasperou porque essa nota demonstra a boa vontade da Allemanha, contrariando embora o militarismo francez. O “Lokal Anzeiger” declara que o golpe desferido pelo sr. Briand contra a Allemanha sómente pode ser supportado por um povo decidido á resistencia. Entretanto, os outros jornaes usam de linguagem diversa. Assim é que a “Gazeta de Voss”, tratando igualmente do discurso do sr. Briand diz que a França considera as propostas allemãs insufficientes, achando-se bastante forte para tirar de seu modo de ver somente consequencias praticas

DIVERSAS

Homenagem ao dr. Sebastião Leão - 
Hontem, por occasião da reunião da Sociedade de Medicina, após as communicações feitas por diversos medicos de interessantes casos observados em sua clinica, o dr. Brenno Alves usando da palavra propoz que, a titulo de homenagem á memoria do saudoso e humanitario medico dr. Sebastião Leão, a Sociedade de Medicina fizesse acquisição de sua sepultura, cujo praso de arrendamento está a exgottar-se. Esta idéa foi unanimemente acceita por todos os presentes á reunião, ficando deliberado pedir-se para tal a autorização da exma. familia do dr. Sebastião Leão. 

Novo moinho - Os srs. Chaves & Almeida estão mandando construir um edificio á rua Voluntarios da Patria esquina da avenida Ernesto da Fontoura, onde irão installar um moinho. Os machinismos encomendados da Europa, devem chegar em breve. 

Perfumaria Brancol - Reabrir-se-á amanhã a inauguração da perfumaria Brancol, luxuosamente installada no predio 314 da rua dos Andradas. Por occasião da abertura, aquelle estabelecimento distribuirá brindes. 

TELEGRAMMAS

Illuminação publica

D. Pedrito, 9 - Afim de melhorar a illuminação publica e particular desta cidade, o intendente contratou um engenheiro eletricista por intermedio da firma Bromberg e Cia, e cujo engenheiro já se encontra á testa do serviço. 

A immigração - A hospedagem dos immigrantes na Ilha das Flores 

Rio, 8 - O sr. Simões Lopes, ministro da Agricultura, fez hoje uma visita á ilha das Flores, afim de verificar as condições de hospedagem dada aos immigrantes recentemente chegados da Allemanha.

Os vinhos hespanhóes

Madrid, 9 - Em sessão do Senado, o sr. Valerio Shervas disse desejar que os vinhos hespanhóes procurassem os mercados sul-americanos. Respondeu-lhe o ministro dos Extrangeiros, declarando que o governo procurará fazer isso, com o intuito de estreitar as relações commerciaes entre a America do Sul e a Hespanha. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de abril na história

1919 - Morre o revolucionário mexicano Emílio Zapata. 
1946 - O Japão realiza a primeira eleição com voto feminino.
1952 - Estreia do filme “Cantando na Chuva”. 
1954 - Morre Auguste Lumiére, inventor do aparelho cinematográfico.
1970 - Fim do grupo The Beatles.
1998 - Morre o técnico de futebol Zezé Moreira. 

O dia 11 de abril na história

1915 - Estreia do filme “O Vagabundo”, de Charles Chaplin.
1919 - Criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
1923 - Fundação da escola de Samba Portela. 
1961 - O nazista Adolf Eichman é condenado a morte em Jerusalém.
1979 - Fim da ditadura de Idi Amin Dada, em Uganda.
1990 - Plano Collor I é aprovado pelo Congresso. 

 

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895