A tragédia da Armênia foi tratada na assembleia da Liga das Nações

A tragédia da Armênia foi tratada na assembleia da Liga das Nações

Correio do Povo do dia 24 de novembro de 1920, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A tragédia da Armênia foi pauta da Assembleia da Liga das Nações.

publicidade

Liga das Nações - Os trabalhos da assembléa reunida em Genebra

Genebra, 23 -A assembléa desejando collaborar com o conselho da Liga das Nações, afim de pôr termo, no mais curto praso de tempo, a horrivel tragédia da Armenia, convida o referido conselho a entender-se com os governo das potencias no sentido de que uma destas seja encarregada de tomar medidas tendentes a acabar com as hostilidades entre armenios e kemalistas. Varios delegados intervieram no debate depois do sr. Viviani e pediram á assembléa que approvasse a proposta do delegado da França, afim de se decidir a questão. O sr. Balfour perguntou, então, se a delegação franceza queria que se negociasse com Mustafá-Kemal, que é um chefe de bandidos. O sr. Viviani respondeu que não seria a primeira vez na história do mundo que se veriam povos civilizados negociarem com governos ou chefes poucos recommendaveis.

DIVERSAS

O caça-minas Petersfield - Ainda hontem, a officialidade e maruja do caça-minas Petersfield continuou sendo alvo de attenções por parte da colonia ingleza aqui domiciliada como tambem das nossas autoridades e do povo em geral. Hontem, á tarde, officiaes e marinheiros participaram da festa de inauguração da nova séde do Sport Club Cruzeiro, da qual nos occupamos na respectiva secção sportiva. Hoje, retribuindo as gentilezas recebidas da colonia britannica, a officialidade do Petersfield oferecerá um chá aos seus compatriotas e familias. O chá começará ás 16 horas, prolongando-se até ás 18 horas. Por nosso intermedio e não tendo havido convites especiaes, a officialidade do navio da nação amiga convida as familias de membros da colonia britannica aqui domiciliada. Tambem amanhã, o S. C. Internacional offerecerá uma festa sportiva aos officiaes e marinheiros do Petersfield.

Matadouro municipal - No Matadouro Municipal das Pedras Brancas, durante o mez findo foram abatidos 1616 animaes bovinos, 64 vitellas e 70 suinos. Para o consumo da população desta capital foram remettidos 284:725 kilos de carne.

Construcção de estrada de rodagem -

Na directoria da Viação Terrestre da Secretaria das Obras Publicas, foi assignado para a construcção de 17.000 metros da estrada de rodagem de Soledade a Venancio Ayres. O pavimento da estrada será de seis metros de largura.

TELEGRAMMAS

As negociações de paz entre os polacos e os soviets

Londres, 23 - Informação de fonte polaca diz, que no decorrer da primeira reunião das delegações russo e polaca, que se acham em Riga, para tratar do estabelecimento defintivo da paz, entre dous paizes, o sr. Joffe, chefe da primeira, declarou que as baterias vermelhas eram indomaveis e observou que a Polonia não deve considerar como rompimento do armisticio a penetração eventual dos vermelhos em territorio desse paiz, pela necessidade em que estão de combater os generaes ukranianos Balahovitch e Petlura.

As relações entre a Polonia e a Lithuania

Londres, 23 - Um communicado do quartel general lithuaniano annuncia: “Capturamos toda uma brigada polaca com o respectivo estado maior, dois canhoes de campanha e vinte metralhadoras. Interceptamos 600 cavalleiros polacos no sector Poneviesz.

Congresso Syndicalista Internacional

Londres, 23 - Foi inaugurado hoje de tarde o congresso dos syndicalistas internacional e o qual funccionará até o dia 27 do corrente.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 24 de novembro na história

1859 - Charles Darwin publica “A Origem das Espécies”.
1910 - Revolta da Chibata: governo promete anistia para os revoltosos.
1963 - Lee Harvey Oswald, o assassino do presidente John F. Kennedy, é morto por Jack Ruby.
1969 - Programa Apollo: o módulo de comando da Apollo 12 cai com segurança no Oceano Pacífico, encerrando a 2ª missão tripulada a pousar na Lua.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895