Alemães e polacos dividem interesse pela direção de minas e fábricas do distrito industrial

Alemães e polacos dividem interesse pela direção de minas e fábricas do distrito industrial

Correio do Povo do dia 20 de outubro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Após a partida das tropas aliadas da Silésia houve tumultos e conflitos.

publicidade

A questão silesiana

Oppeln, 19 - A noticia official sobre a partilha da Alta Silesia está sendo esperada com grande interesse por allemães e polacos. Os ultimos, aceitando informações não officiaes como verdadeiras, estão se preparando para assumir activa direcção nas grandes minas e fabricas do districto industrial e, para esse fim, numerosos engenheiros polacos e outros technicos, muitos dos quaes estiveram na Russia, começam a se preparar para substituir os technicos allemães. Nos circulos interalliados acredita-se que a decisão será aceita por ambas as partes. Todavia por toda parte sente-se que a retirada das tropas alliadas, será seguida de choques entre as populações civis, polaca e allemã.

DIVERSAS

Estrada em mau estado - Com a inauguração da estrada de Canoas a Sapucaya, esta capital, como já noticiámos, se acha ligada a S. Leopoldo. O trecho que comprehende, no municipio de Porto Alegre está a pedir reparos segundo reclamações que recebemos. Na avenida Ceará, ha buracos não pequenos, e onde os automoveis, ao passarem ali, recebem fortes solavancos. No domingo, na estrada pertencente a esta, varios foram os automoveis que tiveram os seus pneumaticos furados e outras avarias, occasionados pelo mau estado da mesma. 

Bonde contra carroça - Ás 14 horas de hontem, corria pela rua da Azenha, com destino ao fim da linha, o bonde n. 20, letra P, e que tinha como motorneiro o de chapa n. 137, Adolpho Castro de Menezes, e como conductor Abelardo de tal, chapa n. 172. Ao chegar o bonde a certa altura, pouco aquem da ponte do Riacho, o imprudente carroceiro Aristides Pereira tenta atravessar a linha com a sua carroça, que era puxada por tres animaes. Não teve, porem, tempo de o fazer, porquanto o seu vehiculo foi apanhado pelo bonde, que o jogou com forte violencia á margem dos trilhos, quebrando-lhes os varaes, matando um dos animaes e deixando os outros bastante lastimados. O carroceiro nada soffreu, pois ainda teve tempo de saltar, escapando á morte certa.

TELEGRAMMAS

Inauguração de uma cantina

Caxias, 19 - Foi, hontem, inaugurada mais uma cantina de propriedade do industrialista Ettore Pezzi. Por essa occasião foi offerecido um opiparo jantar de 80 talheres. Concedida a palavra ao representante do “Correio do Povo” , este, em breve allocução, declarou inaugurado o novo estabelecimento vinicola. Em seguida, falou o sr. Guido Mondin, guarda-livros da firma Rubbo Irmãos, agente nessa capital da nova cantina, e que terminou saudando á imprensa. Falou tambem o major Hercules Limeira, delegado judiciario do 3º districto dahi e actualmente a passeio nesta cidade, tendo palavras lisongeiras para a industria caxiense. Falaram ainda os coroneis Miguel Muratore, pelo coronel intendente, e Adelino Sassi, pela Associação dos Commerciantes de Caxias. Ao finalisar a festa, que correu na maior cordealidade, foi muito felicitado o industrialista Ettori Pezzi.

A greve geral dos ferroviarios

Chicago, 18 - Proseguem as negociações entre os interessados para evitar a greve geral dos ferroviarios.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de outubro na história

1916 - Fim da Guerra do Contestado, com o acordo de limites entre Santa Catarina e Paraná.
1947 - Brasil rompe relações com a URSS.
1968 - A Câmara rejeita projeto de Anistia.
1984 - Mário Firmenich, líder Montonero é preso no RJ e extraditado em sigilo para a Argentina. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895