Alemanha aceita condições do Tratado de Versalhes e alemães ocupam Berlim em protesto

Alemanha aceita condições do Tratado de Versalhes e alemães ocupam Berlim em protesto

Correio do Povo do dia 12 de fevereiro de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Os alemães protestavam contra as resoluções do Tratado de Versalhes.

publicidade

As obrigações da Allemanha e os protestos contra as decisões dos alliados

Paris, 11 - A proposito dos protestos do governo allemão contra as resoluções da conferencia de Paris, nos circulos bem informados fazem notar que em Bruxelas, anteriormente, os peritos allemães tinham aceitado, além do pagamento em mercadorias, o principio do pagamento minimo em especie, mesmo nos primeiros annos. Assim, a sorpreza manifestada em Berlim torna-se inexplicavel. E mais ainda: o plano de pagamento em mercadorias agora elaborado é igual ao que os peritos haviam fixado em Bruxellas; o pagamento antecipado de 12% constitue uma transformação de especie em mercadorias, cujo pagamento antecipado annual em proveito dos alliados estava previsto no accordo de Bruxellas. Para os alliados: convem, finalmente, observar que as sommas reclamadas da Allemanha são sensivelmente inferiores aos estragos causados por ella.

DIVERSAS

A gréve das docas de Santos - Continua a gréve do pessoal das docas de Santos, causando enorme prejuizo á navegação e ao commercio. O vapor “Jacuhy”, que se acha em viagem para aqui, chegou áquelle porto no dia 7 de janeiro ultimo. Sómente hontem é que elle pôde partir de Santos, ou seja, depois de 33 dias de ter permanecido retido. Noticias aqui recebidas informam que o pessoal escolhido para substituir os grevistas, parte já abandonou o serviço dias depois e parte ainda não tem a necessidade pratica. Por esse motivo, as poucas descargas e cargas que se conseguem realisar são feitas com certa demora. Quanto aos grevistas, muitos delles abandonaram a cidade de Santos, seguindo para o interior de S. Paulo, afim de trabalharem nas lavouras, onde percebem maiores salarios do que como estivadores.

As danças modernas - Conforme noticia o “Deutsche Post”, de S. Leopoldo, a directoria da sociedade gymnastica de Novo Hamburgo, em uma de suas ultimas reuniões prohibiu, terminantemente que, em seus balies, fossem executadas as danças modernas. Com essa prohibição, porém, não se conformaram os jovens associados do “Turnverein”. Assim, sabbado ultimo, por occasião de um baile que foi precedido de uma sessão theatral, a mocidade em peso abandonou accintosamente o salão, em signal de protesto, logo após o espectaculo. Sem a participação dos moços, o baile, como era natural, correu sem a maior animação.

TELEGRAMMAS

Carnaval

Carasinho, 11 - As festas de Momo, aqui, correram animadissimas. Realizaram-se tres bailes á phantasia, que estiveram muito concorridos, havendo animados jogos de lança-perfume, serpentinas e confetti. Saiu á rua o grupo carnavalesco “Terror do Far-West”, composto de distinctas senhoritas e jovens do nosso meio social, Seus dirigentes srs. dr. Eurico Araujo e Willy Scherer muito cooperaram para o brilhantismo dos folguedos. A rainha, senhorita Odilla Albuquerque, filha do adeantado criador Gervasio Albuquerque deu a nota chic, apresentando-se ricamente trajada, assim como suas alas, senhoritas Hedy Honaiser e Talitha Monteiro. A cerimonia de coroação da rainha realizou-se com toda a solemnidade. Foi accionada rainha para o carnaval vindouro a senhorita Dina Caruso, filha de Pedro Caruso.

Bagé, 11 - Continuarão, amanhã e depois, os festejos carnavalescos, havendo jogos de lança-perfume, confeti e lança-perfume, Confetti e serpentinas na rua 7 de setembro.

Jaguarão, 11 - Revestiram-se de brilhantismo os prestitos dos clubs carnavalescos Harmonia e Jaguarense, ante-hontem aqui realizados.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de fevereiro na história

1888 - A batalha de flores no Carnaval de Petrópolis, marca a adesão da Princesa Isabel ao movimento abolicionista. 
1931 - Inauguração da Rádio do Vaticano.
1949 - Jerusalém é bombardeada pela Palestina. 
1974 - O escritor Aleksandr Soljenitsyn é detido em Moscou. 
2000 - Morre o cartunista Charles M. Schulz, criador da tira Charlie Brown.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895