Alemanha apresenta propostas de pagamentos de indenização para delegados aliados

Alemanha apresenta propostas de pagamentos de indenização para delegados aliados

Correio do Povo do dia 13 de fevereiro de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Os delegados dos países aliados participaram da Conferencia de Londres.

publicidade

A Allemanha e os alliados - A capacidade de pagamento da Allemanha

Berlim, 12 - A Allemanha aceitou o convite do governo britannico no sentido de mandar delegados a conferencia de Londres. Os circulos britannicos julgam preferivel que os delegados allemães levem áquella conferencia propostas concretas sobre a maneira por que entendem responder ao pedido dos alliados. Accrescentam que a acção da delegação allemã estará destinada a um ruidoso fracasso si tentar ludibriar o accôrdo de Paris.

Berlim, 12 - O ministro das Finanças apresentou um projecto fixando em 150 milhões de marcos o maximo da possibilidade de pagamento da Allemanha.

Berlim, 12 - Commentando a resolução do governo allemão aceitando o convite para enviar delegados á Conferencia de Londres, o jornal “Lokal Anzeiger” tem, como certo, que os Alliados attribuirão as reservas da Allemanha a uma simples fórma.

DIVERSAS

A nacionalisação da pesca - Por ordem recebida do governo portuguez, o sr. Amadeu Alegria, consul interino de Portugal neste Estado, segue hoje, a bordo do Itagiba, para Rio Grande onde vae tratar da urgente repatriação dos pescadores portuguezes que não quizeram sujeitar-se á lei da nacionalisação da pesca.

Objectos perdidos - O sr. Emilio Freitas depositou em nosso escriptorio, um molho de chaves, encontrado á rua 15 de Novembro. Entregamos um relogio-pulseira á d. Maria Meister.

Crédito Rural do Rio Grande do Sul - A União dos Criadores continua a receber diariamente grande numero de adhesões á idéa da fundação do Credito Rural do Rio Grande do Sul. A proposito dessa iniciativa publicaremos no proximo numero um artigo do coronel Delfino M. Riet, vicepresidente da União dos Criadores.

A gatunagem no Parthenon - A gatunagem no arrabalde do Parthenon voltou a acampear ali, trazendo em sobresalto os seus moradores, e isso, devido ao policiamento que é deficiente, dando motivos a queixas.

TELEGRAMMAS

Melhoramentos

Vaccaria, 12 - O major Nabor Moura, intendente municipal, continua empenhado, em melhorar algumas ruas da villa até o dia 20 do corrente, quando se realizarão as eleições federaes e estaduaes.

A greve dos taifeiros

Rio Grande, 12 - Parece assumir caracter mais grave a gréve dos taifeiros. Hontem, foram distribuidos diferentes boletins, em linguagem violenta, e dirigidos aos ferroviarios, metallurgicos e classes annexas, concitando os maritimos a adherirem á parede. Houve, á noite, concorrida reunião na séde da Federação Operaria. A tarde de hoje, estiveram reunidos, na intendencia Municipal, as autoridades locaes, combinando medidas para evitar a perturbação da ordem publica. Effectuou-se, á noite, uma reunião operaria, falando varios oradores. Em dado momento, compareceu a policia, que dissolveu a reunião. A policia da Capitania do Porto está de promptidão.

A grafia da época está preservada nos textos acima

 CRONOLOGIA

O dia 13 de fevereiro na história

1922 - Início da Semana de Arte Moderna, em São Paulo. 
1933 - Nasce o cineasta grego Constantin Costa-Gravas. 
1942 - Morre Epitácio Pessoa, ex-presidente da República. 
1967 - Entra em vigor o Cruzeiro Novo. 
1984 - Mário Firmenich, líder do grupo guerrilheiro Montoneros, da Argentina, é preso no Rio de Janeiro.

O dia 14 de fevereiro na história

1918 - Nasce o músico Jacob do Bandolim. 
1927 - A coluna Prestes toma Paracatu, em Minas Gerais.
1977 - Eder Jofre despede-se do boxe.
1988 - Alfredo Stroessner é reeleito presidente do Paraguai. 
1989 - O Irã condena o escritor Salmon Rushdie à morte. 
1996 - Morre o cantor Taiguara.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895