Alemanha deve destinar mais de 2 milhões de toneladas de carvão para os Aliados

Alemanha deve destinar mais de 2 milhões de toneladas de carvão para os Aliados

Correio do Povo do dia 8 de fevereiro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O Tratado de Versalhes impôs uma indenização aos aliados pela Alemanha.

publicidade

A Allemanha e os alliados - A questão das reparações

Berlim, 6 - O sr. Schelz, ministro da Economia Nacional, falando hontem no Reichstag, lembrou que a Allemanha tinha de entregar aos alliados, neste mez, 2 milhões e 200 mil toneladas de carvão, lamentando por isso, haver falta desse mineral neste momento.;

Berlim, 7 - Em reunião realizada pelo partido burguez foi lavrado um protesto contra as decisões da Conferencia de Paris. Em seguida, os presentes percorreram as ruas e fizeram uma manifestação defronte ao hotel onde se acha a commissão belga, obrigando o gerente do hotel a hastear a bandeira monarchica.

Berlim, 7 - Os jornaes publicam o pedido do ministro do interior para que o povo se abstenha dos festejos carnavalescos, em virtude do que se passa com a Allemanha.

DIVERSAS

Credito Rural do Rio Grande do Sul - Afim de tomar parte activa na fundação do Banco Rural do Rio Grande do Sul, acaba de regressar da fronteira, onde se achava veraneando, o coronel Delfino M. Riet, vice-presidente em exercicio da União dos Criadores. Devido á grande procura que ha de acções do novo Banco, é possivel que o capital seja elevado de dois para cinco mil contos.

Peste bubonica - Foi registrado hontem, nesta capital, mais um caso fatal de peste bubonica. A victima, que estava recolhida ao Izolamento de S. José, foi o sr. Victorio Romêo, com 55 annos de idade, casado, natural deste Estado. O attestado de obito foi passado pelo dr. Campos Velho.

O exito do alcool como succedaneo da gazolina - Em Pernambuco está sendo objecto de estudos o problema da substituição da gazolina pelo alcool como combustivel para automoveis. Ao que parece, as experiencias foram coroadas de pleno exito, tanto que muitos proprietarios de automoveis, inclusive o governo do Estado, já adoptaram o emprego do alcool. Generalisando este, calcula-se que só Pernambuco deixará de remetter para o extrangeiro quatro mil contos annualmente, pois a tanto sóbe a sua actual importação de gazolina.

Trabalhos de esculptura em cêra - Na cidade de Pelotas inaugurou-se no dia 4 do corrente, no edificio da Bibliotheca Publica a expopsição de trabalhos de esculptura em cêra do esculptor Charles Hermann.

TELEGRAMMAS

Carnaval

S. Leopoldo, 7 - Estão correndo, com muita animação os festejos carnavalescos. Hontem, sahiu o prestito dos Fidalgos Carnavalescos, sendo muito elogiado e admirado pelo brilhantismo do seu conjuncto, Precedido por um grupo de batedores composto de cyclistas do Club Humaiytá, vinha o carro da rainha, a gentil senhorita Maria Souto, seguido do esquadrão de cavalleiros e de mais dois carros allegoricos. Fechava o prestito, no qual tomaram parte muitos carros e autos, conduzindo familias de socios, um ruidoso “zé pereira”. Amanhã, a pedido do commercio os Fidalgos farão nova passeata. Houve bailes á phantasia na sociedade Orpheos e no Recreio da Juvenil, sendo ambos muito concorridos e animados.

Guaporé, 7 - As festas carnavalescas iniciadas aqui no sabbado têm corrido relativamente animadas. Hontem os tabajaristas, com suas multiplas torcedoras, realisaram bem organisado corso, com lindos carros allegoricos, percorrendo as principaes ruas da povoação. Houve aprimorado gosto na ornamentação dos carros das gentis senhoritas que tomaram parte na alludida festa. Um grupo de cavalarianos guardava os carros e dirigia o corso.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de fevereiro na história

1828 - Nasce o escritor francês Júlio Verne. 
1883 - Chega a Rio Grande a comissão de obras da barra, tendo como chefe o Dr. Honorio Bicalho.
1984 - Morre o escritor argentino Júlio Cortázar. 
1985 - Decola da Guiana francesa o primeiro satélite de comunicações brasileiro, o Brasilsat. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895