Alemanha e França assinam acordo para a reconstrução do norte francês

Alemanha e França assinam acordo para a reconstrução do norte francês

Correio do Povo do dia 8 de outubro de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Louis Loucheur e Walther Rathenau assinaram o acordo.

publicidade

A Allemanha e os alliados 

Foi assignado o accordo entre os srs. Loucheur e Rathenau 

Paris, 6 - Os srs. Loucheur ministro francez das Regiões Devastadas, e Rathenau, ministro allemão das Reparações, assignaram, em Wiesbaden, o accordo, em principio, sobre a questão das reparações, devendo discutir amanhã os protocolos supplementares. 

Berlim, 6 - Segundo o acordo estabelecido em Wilsbaden o total dos fornecimentos de materiaes para a reconstrucção do norte da França não deve ir além de maio de 1926, sendo calculados em 7 bilhões de marcos ouro. A commissão terá um membro francez e outro allemão e um terceiro escolhido pelos dois paizes.

DIVERSAS

Estrada de Sapucaya - Realisar-se-á no dia 12 do corrente, se o tempo permittir, a inauguração da Estrada de Sapucaya a Canoas. Já está em organisação o programma das festas que em regosijo por aquelle melhoramento se effectuarão no dia 12. Entre os actos que se realisarão constam os seguintes: missa campal ás 9 horas, debaixo da Figueira de Sapucaya pelo arcebispo metropolitano d. João Becker; churrasco rio-grandense no mesmo local; as 16 horas, concerto instrumental na cidade de S. Leopoldo, pelo “Salão Orchestra S. Leopoldo”, provavelmente na sociedade “Orpheus”; baile de gala no Club Rio Grandense, que nesse dia inaugurará tambem o seu novo edificio, á rua Independencia, esquina da Praça da Matriz. 

Escola musical - Esteve em S. Leopoldo, tratando com o sr. Mansueto Bernardi, intendente municipal, sobre a fundação nessa cidade de uma Escola Musical, filiada ao Conservatorio de Musica desta capital o professor José Corsi, director do Centro de Cultura artistica do Rio Grande do Sul. Ficou definitivamente resolvido que a installação daquelle estabelecimento se fará em principios de março vindouro, visto se estar, agora, proximo do periodo de ferias. Tendo as sociedades “Orpheus” o “Rio Grandense” offerecido os seus salões, o maestro Corsi resolveu aceitar o salão Orpheus.

TELEGRAMMAS

O papel para impressão 

Rio, 7 - O projecto de lei sobre impostos, constituido pelo conjunto de emendas, destacados na receita contem alguns dispositivos que dizem respeito á situação dos jornaes. Assim é que nelle se altera o regimen fiscal a que estava sujeito não só o papel para a impressão como machinas linotypo. Essas alterações em relação ao papel, começam pela reducção á razão de 10% para 2% o que determina, como é natural um augmento consideravel no imposto ouro destinado aos portos da Republica, augmento que virá ser o quintuplo da importancia paga actualmente. 

Eleição de governador do Estado

Florianopolis, 7 - O dr. Hercilio Luz, vice-governador em exercicio, deixará o governo em janeiro proximo, afim de desimcopatibilizar-se para a sua eleição ao cargo de governador no proximo quatrienio. 

Inauguração de uma estação 

S. Paulo, 7 - Será inaugurada amanhã a estação Villa Esperança, na Estrada de Ferro Central, entre Guayana e Itaquera.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 outubro na história

1892 - Primeira linha elétrica de bondes no Brasil trafega no Flamengo, RJ, com Floriano Peixoto como passageiro.
1969 - Estreia em São Paulo o musical Hair.
1992 - Morre o político alemão Willy Brandt.
1993 - É suspenso o Partido Comunista na Rússia.
1998 - José Saramago ganha o Prêmio Nobel de Literatura.    


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895