Alemanha planeja contraproposta para pagar menos aos Aliados

Alemanha planeja contraproposta para pagar menos aos Aliados

Correio do Povo do dia 15 de fevereiro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Peritos alemães iriam preparar contrapropostas aos aliados.

publicidade

As contra-propostas allemãs ás exigencias dos alliados

Berlim, 13 - “O Lokal Anzeiger” annuncia que o sr. Krumer, presidente do Conselho do Imperio, presidiu, hontem, á reunião da commissão de quinze peritos encarregados de preparar as contra-propostas dos allemães relativas ás reparações e ao desarmamento.

Berlim, 14 - Communicam de Stuttgard que o ministro das negociações extrangeiros da Allemanha, sr. von Simons, em discurso que ali proferiu, declarou que a Allemanha executará os seus compromissos dentro dos limites do possivel. O governo allemão apresentará contra-propostas ás decisões tomadas pelos alliados em sua reunião de Paris, e as quaes terão sobre as propostas dos alliados a vantagem de não comportarem sommas fantasticas sendo, assim, praticamente realizaveis.

DIVERSAS

A crise do papel - Como se sabe, as emprezas jornalisticas vêm lutando ha muito tempo, com uma séria crise de papel. Ainda agora, esta acaba de levar a direcção do Estado de São Paulo a suspender, temporariamente, a publicação da edição vespertina que essa folha mantinha. A esse respeito, o grande diario paulista publicou, em um de seus ultimos numeros aqui chegados, a seguinte local: “A crise do papel, cuja solução ninguem póde prever, põe as emprezas jornalisticas na obrigação de usar das maiores cautelas no gasto desse material, que attingiu preços altissimos e escasseia ao mercado. O Estado de S. Paulo, como todos os jornaes de grande tiragem, não poude escapar a essa contigencia e, entre outras medidas já do conhecimento dos nossos leitores, destinadas a restringir o gasto de papel, resolveu suprimir temporariamente a sua edição da noite.”

Abastecimento d’agua do Rio Grande - Por decreto hontem publicado, o governo do Estado autorizou o secretario da Fazenda a garantir “ad referendum” da Assembléa dos Representanres, um novo emprestimo de 1.000:000$000, typo ao par, para attender á desapropriação e obras complementares para o abastecimento d’agua da cidade do Rio Grande.

Objectos perdidos - O sr. Francisco Reichart depositou em nosso escriptorio, uma chave que achou á rua Senhor dos Passos. O sr. Meury Sovande depositou um molho de chaves que encontrou na Praça da Alfandega.

TELEGRAMMAS

Carnaval

Bagé, 14 - Com muito enthusiasmo terminaram, hontem, os folguedos carnavalescos. A avenida 7 de setembro conservou-se repleta até as 24 horas. O grupo “R 12” saiu pela segunda vez em passeata, recebendo fartos applausos da multidão. Os bailes do Caixeiral e do Commercial correram animadissimos.

Pelotas, 14 - O ultimo dia de carnaval esteve muito animado, havendo grande corso á rua 15 de Novembro, e jogando-se confeti e lança-perfume até altas horas da madrugada.

Uruguayana, 14 - Hontem, houve animado corso carnavalesco, havendo tambem batalha de confetti e lança-perfume. Á noite, realisou-se um baile burlesco no Club Commercial, comparecendo grande numero de phantaziados. Houve novamente entrudo, sendo assaltadas algumas casas de familias.

Caxias, 14 - Terminaram hontem os festejos carnavalescos deste anno, com um corso promovido pelo Club Juvenil, o qual se revestiu do maximo brilhantismo. Apresentaram-se innumeros carros e autos artisticamente ornamentados. Houve grande movimentação nas ruas, com batalha de confetti e serpentinas até altas horas da noite.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 15 de fevereiro na história

1885 - Chega a Santana do Livramento o príncipe Conde d’Eu.
1902 - Metrô subterrâneo e aéreo começa a funcionar em Berlim. 
1914 - Sufragistas inglesas incendeiam pavilhão em Winbledon. 
1965 - Morre o cantor norte-americano Nat King Cole. 
1972 - O presidente V. Ibarra do Equador é deposto por golpe militar.
2001 - Bush nega reduzir os gases poluentes conforme resolução de Kioto.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895