Alemanha recebe maioria dos votos no plebiscito da Alta Silesia

Alemanha recebe maioria dos votos no plebiscito da Alta Silesia

Correio do Povo do dia 23 de março de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O plebiscito entre Alemanha e Polônia foi organizado pela Liga das Nações.

publicidade

O plebiscito da Alta Silesia

Berlim, 21 - O ministro de Extrangeiros declarou, hoje, officialmente, que o resultado do plebiscito na Alta Silesia foi uma completa victoria para a Allemanha. Todos os edificios publicos embandeiraram, vendo-se em toda a parte as cores republicanas e da Prussia . Uma nota officiosa aqui publicada declara que o plebiscito da Alta Silesia deu 918 mil votos á Allemanha e 420 mil a Polonia, incluindo os dois districtos, cuja votação faltava nos resultados anteriormente publicados.

Londres, 21 - O commissario britanico na Alta Silesia telegraphou, hontem á noite, ao governo, informando que a situação ali é de completa calma. Desmente esse despacho as noticias alarmantes espalhadas pelos allemães com o intuito de fazer pairar duvidas sobre a legalidade do pleito.

DIVERSAS

Viação Ferrea - Ha dias noticiámos que os escriptorios da directoria da Viação Ferrea, provavelmente seriam transferidos para esta capital. Agora, sabe-se caso venham para aqui, irão funccionar na Escola Complementar, uma vez que esta se transfira para o edificio em construcção.

Federação das Associações Commerciaes - Por occasião do Congresso das Associações Commerciaes, reunido em Santa Maria, foi fundada, como se sabe, a “Federação das Associações Commerciaes do Rio Grande do Sul”, a qual terá sua séde em Porto Alegre. Agora, achando-se nesta capital, a commissão composta dos srs. Otto Ewel, Anacleto Feliciano da Silva , Alfredo Brenner e Ildefonso Badkreges , que veiu entregar ao presidente do Estado, em nome daquelle Congresso, o memorial referente ás tarifas da Viação Ferrea, trouxe esta a incumbencia de dar posse á primeira directoria da Federação. Esse acto realisar-se-á hoje, na sede da Associação Commercial local. Segundo os estatutos da Federação, os cargos de presidente, secretario e thesoureiro desta serão exercidos pelo presidente, secretario e thesoureiro da Associação Commercial de Porto Alegre, completando-se a directoria, com os delegados das outras seis zonais em que ficou dividido o Estado. Dessas zonas, já indicaram seus delegados as que tem sede em Pelotas, Uruguayana e Caxias. Falta, pois, ainda, a designação dos delegados das zonas com sede em Bagé, Santa Maria e Cruz Alta.

TELEGRAMMAS

São Sepé 

São Sepé, 21 - Os negociantes desta praça, em reunião aqui realisada, resolveram estabelecer 90 dias de praso para as suas vendas, poupando aos compradores os respectivos juros. Os commerciantes que trahirem esse convenio pagarão a multa de um conto de reis. Na mesma reunião, ficou resolvido a fundação de um club recreativo para os commerciantes e suas exmas. familias, para a fundação do qual estão tratando de angariar donativos. 
Censuras ao governo do Estado

S. Paulo, 22 - O Jornal do Commercio continua atacando o dr. Washington Luiz, presidente do Estado, a proposito da crise do café, pois acha que o governo devia intervir no mercado e elogia, ao mesmo tempo, o sr. Epitacio Pessoa. 

Polonia

A nova Constituição

Varsovia, 21 - A nova Constituição polaca, que será executada brevemente, determina que a assembléa nacional, composta pela Câmara e Senado, seja eleita por voto popular, por homens e mulheres maiores de 21 annos; que o presidente póde ser protestante ou catholico e será eleito por sete annos, pela assembléa nacional. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 23 de março na história

1919 - Benito Mussolini funda a Liga Fascista na Itália.
1929 - Gráficos de São Paulo fazem greve de 72 dias contra o trabalho infantil. A polícia fecha o sindicato.
1937 - Nasce o escritor Moacyr Scliar. 
1971 - Golpe militar na Argentina derruba o presidente R. M. Levington. 
1998 - O filme “Titanic”, de James Cameron, ganha 11 estatuetas do Oscar. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895