Aliados amenizam exigências à Alemanha após proposta do representante britânico Lloyd George

Aliados amenizam exigências à Alemanha após proposta do representante britânico Lloyd George

Correio do Povo do dia 9 de março de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O representante britânico na conferência de Londres, Lloyd George (e).

publicidade

A conferencia de Londres - A resposta de Lloyd George

Londres, 7 - Por proposta do sr. Lloyd George, os delegados alliados concordaram em exigir da Allemanha o seguinte: pagamento de annuidades fixas de tres billiões de marcos ouro durante trinta annos em vez de quarenta e dois; lançamento nos paizes de importação de uma taxa as exportações allemãs com um minimo fixo garantido. Essa taxa poderá produzir, depois de cinco annos, de 6 a 8 billiões.

Londres, 7 - O Daily News diz que, preparando-se contra eventuaes complicações com a Allemanha, o ministerio da Guerra brittanico ordenou que certas classes de reservistas ficassem promptas para qualquer chamado.

Londres, 7 - A sessão convocada para a manhã de hoje, foi levemente retardada pela demora dos interpretes allemães, visto o sr. von Simons ter recusado, cortezmente, a assistencia dos interpretes francezes.

DIVERSAS

As armazenagens na Viação Ferrea - O commercio local está se queixando contra o facto de cobrar a Viação Ferrea armazenagem por dia decorrido, sobre mercadorias aqui chegadas. Encommendas embarcadas como sejam em Novo Hamburgo, e outras estações vizinhas, chegam aqui, geralmente no mesmo dia, porém, assim não succede com respectivo conhecimento, que com a demora do Correio chega ás mãos do destinatario com demora de um, dois ou mais dias. De um dia para o outro é cobrada a armazenagem, nada adeantando as ponderações apresentadas. O commerciante póde assignar um termo, porém, neste caso, é preciso que saiba antecipadamente do dia da chegada da mercadoria. A armazenagem é cobrada, por dia, sendo por isso desnecessario a contar os prejuizos para o recebedor com semelhantes gastos. Em muito peores condições se encontram aquelles que recebem generos como carga, pois estes costumam chegar com demoras de dias. Não obstante isso é indispensavel que procure diariamente o escriptuario da Viação para pôr o visto, a fim de evitar que o recebedor incorra em armazenagens algumas vezes de maior valor do que a propria mercadoria.

Frigorifico de Pelotas - Foi inaugurado officialmente o frigorifico de Pelotas, que, como se sabe, passou a pertencer á “Mat Company”. Abateram-se no dia da inauguração 156 rezes, occupando o estabelecimento mais de 800 operários, de ambos os sexos.

TELEGRAMMAS

Navegação fluvial

Estrella, 8 - São geraes as queixas e reclamações das pessoas que viajam a bordo, daqui para essa capital, não só porque agora as águas do rio Taquary estão muito baixas, como tambem porque o vapor Teutonia, da Companhia Arnt, não póde acommodar o grande numero de passageiros que dia a dia augmenta, e ainda porque caminhões que fazem o serviço entre Bom Retiro e Lageado seguidamente se desarranjam deixando os passageiros a pé. Encarando estes inconvenientes, a Companhia Arnt está tratando, seriamente, de adquirir dentro em breve, uma confortavel embarcação de pouco calado para servir por occasião das seccas.

A nacionalisação da pesca

Rio, 7 - Com destino a Lisboa, seguiram hoje, no paquete “Demerara”, 33 poveiros, que eram pescadores no Rio Grande e que dahi partiram em virtude da lei que nacionalisou a pesca. As despesas com a repatriação correram por conta do consulado portuguez desta capital.

Linha de navegação entre o Chile e o Perú

Santiago, 8 - Uma firma chilena constituiu-se em sociedade para estabelecer uma linha de navegação entre o Chile e Lima.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de março na história

1900 - Nasce o escritor e jornalista Otto Maria Carpeux. 
1916 - A Alemanha declara guerra a Portugal durante a I Guerra.
1923 - Lenin deixa o poder na URSS por motivos de saúde.
1959 - Lançamento da boneca Barbie. 
1992 - Morre o político israelense Menahem Begin.
1994 - Morre o escritor Charles Bukowsky. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895