Aliados ocupam a região industrial do Ruhr

Aliados ocupam a região industrial do Ruhr

Correio do Povo do dia 18 de março de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Ocupação da região industrial do Ruhr, na Alemanha, pelos aliados.

publicidade

A Allemanha e os alliados - A occupação da região do Ruhr pelos alliados

Berlim, 17 - Falando perante a commissão do conselho economico do Reichstag, o ministro do Exterior von Simons fez as seguintes declarações: “Estamos de accordo em que, cedo ou tarde teremos de reiniciar as negociações com a Entente. Tenho plena convicção de que os methodos de avaliações dos nossos adversarios, bem como os algarismos apresentados sobre a capacidade da Allemanha para pagar as annuidades estabelecidas pelos peritos alliados provarão por si mesmos o erro dos avaliadores. Após o ministro von Simons , falou o sr. Scholz, ministro dos negocios economicos, o qual declarou que, deante da applicação das sancções alliadas, o commercio allemão devia procurar outros escoadouros. Espera o sr. Scholz que a Europa Oriental poderá absorver os artigos allemães, tornando-se assim o escoadouro desejado.

DIVERSAS

Reclamações - Tambem os moradores do Caminho do Meio se queixam que o serviço de Asseio Publico ali é feito com irregularidade. Ás vezes, passam-se duas ou mais semanas que os empregados da limpeza ali não comparecem.

A carne em Dom Pedrito - Estando sendo vendida a carne verde, em D. Pedrito, a 900 réis o kilo, apezar da grande baixa que soffreram os gados, o dr. Antonio Louzada, intendente daquelle municipio, resolveu fazer o fornecimento desse genero á população mediante concurrencia publica.

Gymnasio Julio de Castilhos - A Escola de Engenharia desta capital, acaba de elevar para 650$000 a taxa para a matricula para os alumnos no 6º anno do Instituto Gymnasial Julio de Castilhos, que funcciona annexo á mesma escola. Além d’essa elevação, foi creada uma nova taxa de frequencia aos gabinetes, laboratorio e museu, embora não tenha sido o ensino pratico separado do theorico.

Caso de trigamia - Como há dias noticiámos, á requisição da policia paulista foi aqui preso Fernando Fiorelli Costa, accusado de se haver consorciado tres vezes, sendo duas em S. Paulo e uma em Uruguayana. Ante-hontem chegaram aqui o cabo Pantaleão de Lima e os soldados Sebastião Bernardo de Araujo e Adolpho Costa pertencentes á força publica de S. Paulo, que vieram buscar o accusado de trigamia, afim de conduzil-o para aquella capital na proxima terça-feira, onde será ouvido pelas autoridades.

TELEGRAMMAS

Via-ferrea Palmares-Conceição

Conceição do Arroio, 17 - Sei que os trilhos destinados á estrada de ferro de Palmares a esta villa acham-se no Rio Grande, devendo chegar aqui brevemente. O serviço de assentamento dos trilhos provavelmente estará concluido em junho. Espera-se que a inauguração da linha ferrea seja feita em julho.

A cultura do arroz no Rio Grande do Sul

S. Paulo, 17 - Têm despertado interesse aqui os telegrammas de Porto Alegre noticiando que a colheita de arroz nesse Estado attingiu a 2 milhões de sacos.

A renuncia do sr. Ruy Barbosa

Rio, 17 - “O Dia” publica hoje, longa entrevista que o seu correspondente na capital da Bahia teve com o governador daquelle Estado, sr. J. J. Seabra, a proposito da renuncia do sr. Ruy Barbosa á senatoria. Entre outras cousas, o sr. Seabra disse naquella entrevista o seguinte: “O sr. Ruy Barbosa é insubstituivel. Pensamos que a sua substituição não póde nem deve ser feita. Si o partido opposicionista apresentar a candidatura do sr. Ruy Barbosa nós, os governistas, a apoiaremos. Realizou-se hontem uma reunião da colonia bahiana aqui domiciliada, para tratar da homenagem a Ruy Barbosa.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 18 de março na história

1837 - Regente Feijó baixa decreto dos crimes da Liberdade de Imprensa.
1913 - Nasce o cineasta René Clement.
1945 - Fundação do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro. 
1977 - Morre o piloto de automobilismo José Carlos Pace. 
1985 - Mikhail Gorbachev assume o poder na URSS. 
1990 - Morre o comediante Zacarias do grupo Os Trapalhões. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895