Após pressões internas, representantes alemães apresentam contrapropostas para os Aliados

Após pressões internas, representantes alemães apresentam contrapropostas para os Aliados

Correio do Povo do dia 22 de fevereiro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Alemanha iria propor em Londres a diminuição da dívida com os aliados.

publicidade

A Conferencia de Londres 

Londres, 20 - Chegou a esta capital o sr. Aristides Briand, presidente do Conselho de Ministros da França e que vem participar dos trabalhos da conferencia inter-alliada que aqui se realizará.

Berlim, 20 - Uma nota officiosa annuncia que as contra -propostas allemãs ás deliberações dos alliados, assentadas na conferencia de Paris, serão objecto de discussões entre o governo e os representantes do conselho do Imperio e os partidos representados no Reichstag. As contra-propostas seriam, em seguida, definitivamente estabelecidas e depois entregues á Entente, quer antes quer durante a conferencia de Londres. Ao que se fala, as contra-propostas allemãs a serem apresentadas aos alliados na proxima conferencia de Londres, versarão sobre a limitação dos creditos a um total inferior ao fixado em Paris.

DIVERSAS

Matadouro Correia Irmãos - Noticiámos há dias, que já se acham terminadas as obras de installação para o matadouro que a firma Correia Irmãos mandou construir na ilha fronteira ao estabelecimento industrial da Fazenda Boa Vista, á margem direita do Jacuhy, e distante desta capital apenas 1/2 horas. Accrescentámos que era pensamento dos proprietarios do novo estabelecimento fazer com que o gado fosse abatido, ali, á noite afim de que, transportado logo após para esta capital, aqui désse entrada á meia-noite, podendo, assim, a distribuição da carne entre os açougueiros começar a ser feita pelas 4 horas da madrugada, isto é, poucas horas depois de ter sido abatida. Solicitada a licença ao dr. José Montaury, intendente municipal, acaba s. s de attender ao pedido dos srs. Correia Irmãos, afim de abaterem no novo matadouro, installado em sua fazenda denominada Boa Vista. A matança começará, ali, na próxima quinta-feira. Para o transporte de carne para aqui, preparam elles, consecutivamente, a lancha “Victória”, de 30 toneladas e que póde transportar até 50 reses. Os srs. Correia Irmãos estão abatendo presentemente 10 reses por dia.

Epizootia - Em Cachoeira, appareceu, há pouco, uma peste nova que está atacando o gado, e denominada da “manqueira”, por ser o symptoma da claudicação o que mais impressiona. O animal fica primeiro visivelmente abatido, apparecendo depois a “manqueira”, sobrevindo a morte

TELEGRAMMAS

A colonisação em S. Paulo - A immigração alemã

S. Paulo, 21 - O sr. Fonseca Queiroz está publicando interessantes artigos sobre os Campos de Jordão, como zona propria para a colonisação européa. As altitudes ali vão desde 700 a mais de 2.000 metros. A agua é abundante, sendo grandes as extensões de terras proprias para a cultura. Ha um ramal ferreo para os grandes mercados com Rio e S. Paulo. O sr. Fonseca Queiroz mostra e insiste que o governo federal e os estaduaes de São Paulo e Minas Geraes, deveriam dirigir para ali immigrantes allemães.

A questão das reparações

Paris, 21 - Uma nota da agencia Wolff annunciou que o governo e Berlim, por occasião de receber a exposição da commissão de reparações, declarou ser exiguo o prazo concedido para a Allemanha se manifestar a respeito. Ora, a commissão de reparações concedeu á Allemanha o prazo de dez a quinze dias para tornar conhecidas as suas primeiras observações, as quaes seriam transmittidas aos alliados, que disporiam de prazo identico para responder. Sómente em principios de abril, a Allemanha se manifestará sobre as questões em conjunto.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de fevereiro na história

1934 - Augusto César Sandino, guerrilheiro da Nicarágua, é assassinado. 
1954 - João Goulart é exonerado do Ministério do Trabalho.
1958 - “Eles Não Usam Black-Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri, estreia no Teatro de Arena, São Paulo. 
1998 - Filme de Walter Salles Junior, ‘Central do Brasil’ é premiado no Festival de Berlim. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895