Após reunião, representantes dos países aliados não aceitam contrapropostas alemãs

Após reunião, representantes dos países aliados não aceitam contrapropostas alemãs

Correio do Povo do dia 3 de março de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Líderes dos países aliados decidiram não aceitar a proposta dos alemães.

publicidade

A conferencia de Londres

Londres, 1 - Uma nota oficial ácerca dos trabalhos da Conferencia ora reunida nesta capital informa que hontem, ás 15 horas, as delegações alliadas se reuniram para examinar a attitude que deverão tomar ante as contra-propostas allemãs sobre a questão das reparações. Ficou resolvido consultar amanhã os peritos militares e juridicos afim de colligir os elementos com que a conferencia possa, quinta-feira, informar a delegação allemã a respeito das medidas que os alliados pretendem tomar.

Londres, 1 - Ao sairem da conferencia realizada hoje em Lancaster House os srs. Lloyd George e Briand, interpellados por um jornalista, declararam que as contra-propostas apresentadas pelos allemães, após a peritagem realizada, são inaceitaveis.

DIVERSAS

O carvão rio-grandense - A Companhia Carbonifera Rio-Grandense acaba de fechar um contrato com o Lloyd Brasileiro para o fornecimento de 3.000 toneladas mensaes de carvão. Este combustivel será todo transportado para depósito que aquella empreza de navegação possue no Rio Grande. Destinados ao referido deposito foram embarcadas em varias chatas 2.000 toneladas. Pelo vapor Zilca foram embarcadas para ali 320 toneladas. A Carbonifera Rio-Grandense embarcou para o Rio de Janeiro, pelo Ibiapaba, 1.800 toneladas de combustivel destinadas á Central do Brasil. Aquella empreza já está armando os seus novos machinismos, afim de elevar a sua producção. Esses trabalhos estão sendo feitos sob a direcção do dr. Diamanti, chefe do estaleiro Guanabara, do Rio de Janeiro. Uma vez funccionando os novos machinismos, a producção mensal será de 12.000 toneladas.

Dr. Borges de Medeiros - Seguiu, hontem para a Barra do Ribeiro, o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado.

A producção do trigo no Uruguay - A colheita de trigo na Republica do Uruguay está calculada em tres milhões de hectolitros. Meio milhão será exportado, ficando o resto para consumo.

Banco Francez e Italiano - O Banco Francez e Italiano resolveu installar uma agencia na cidade do Rio Grande, da qual será gerente o sr. Raphael Marsiglia.

TELEGRAMMAS

Negocios pastoris

Arroio Grande, 2 - Estiveram aqui compradores do Frigorifico Swift, examinando diversas invernadas e seguindo para o Herval. Propõe elles 485 réis pela libra de carne fria, posta no Rio Grande.

Exportação de carnes

Rio Grande, 2 - Chegou, hoje, o vapor Maurillo, que vem carregar carnes do Frigorifico Swift destinadas a Europa.

A luta entre socialistas e nacionalistas

Roma, 2 - Telegrapham de Florença dizendo que os deputados de todos os partidos publicaram a proclamação, aconselhando calma e deplorando as violencias que se deram. Por sua vez, os socialistas convidaram todos os operarios a retomarem immediatamente o trabalho.

Os trabalhos do Reichstag

Berlim, 2 - Hontem, por occasião da discussão do orçamento do Ministerio das Finanças houve no Reichstag, scenas de tumulto devido ao discurso pronunciado por um deputado socialista. Este, depois de pedir esclarecimentos a respeito das somas inscriptas nos orçamentos para 1921, atacou vivamente a politica fiscal do governo, denunciando a corrupção de varios funcionarios.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de março na história

1905 - O vírus da sífilis é descoberto por Fritz Schaudinn. 
1918 - Assinatura do Tratado de Paz de Brest-Litovsky entre o governo revolucionário russo e a Alemanha.
1953 - Nasce o jogador Zico, ex-Flamengo.
1993 - Morre o médico e cientista Albert Sabin.
1996 - Morre a escritora e cineasta Marguerite Duras. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895