Armazéns da Alfândega são extintos após inauguração do porto de Porto Alegre

Armazéns da Alfândega são extintos após inauguração do porto de Porto Alegre

Correio do Povo do dia 29 de novembro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os serviços de cabotagem passaram a ser executados pelo porto.

publicidade

O cáes e os armazens da Alfandega 

Em portaria de hontem datada, o coronel Licio de Campos Borralho, inspector da Alfandega desta capital, declarou aos escripturarios Annibal Fernandes da Silva Sá e Olivio Telles Passos que, uma vez terminado o serviço de passagem dos volumes existentes no armazem n. 4, procedem igualmente ás diligencias para a remoção dos volumes existentes no armazem n. 5 para o de n. 3, a cargo do fiel Ernesto Euripedes Loureiro. Tal medida está sendo tomada em virtude de terem que ser extinctos os armazens da Alfandega, pois os serviços de cabotagem passará a ser feito pelo porto, ha mezes inaugurado nesta capital e que está em pleno funccionamento.

DIVERSAS

A primeira mina de petroleo explorada no Brasil - Noticiam os jornaes de Uruguayana que desde o mez de setembro ultimo que está em funccionamento a primeira mina de petroleo que se inaugura no Brasil. Acha-se a mesma situada no municipio de Rio Negro, em Santa Catharina, em frente á cidade de São Matheus. A companhia exploradora das minas petroliferas é brasileira. 

A safra em Livramento - As perspectivas para a proxima safra em Sant’Anna do Livramento são bastante animadoras segundo accentuam os nossos collegas que apparecem naquella cidade fronteiriça. A tal respeito extraimos do nosso confrade “O Maragato” as linhas que se seguem: “Segundo informações que colhemos são animadoras as perspectivas da proxima safra de gados. Os estabelecimentos preparadores neste Estado têm contratos para fornecerem milhares de toneladas de carne para a Russia e Imperios Centraes. O Frigorifico Armour abaterá maior numero de cabeças de que o anno passado: provavelmente umas cem mil cabeças. O Frigorifico Wilson, que ha um anno não trabalha, vae em breve iniciar matanças em grande escala, trabalhando em xarque, conservas de carne e, talvez mesmo, em extracto de carne. Livramento será na proxima safra o maior emporio de carnes do Estado.

TELEGRAMMAS

Homenagens ao soldado desconhecido italiano 

Bento Gonçalves, 28 - Promovidas pela Sociedade Italiana Regina Margherita, foram prestadas hontem, solemnes homenagens ao “soldado desconhecido” italiano. Desde cedo começaram a affluir a esta villa esquadrões de colonos trazendo bandeiras. Organizado á frente do Club Alliança extenso prestito, em que se viam os estandartes de todas as sociedades deste municipio, dirigiu-se, puxado por uma banda de musica, ao consulado italiano e á Intendencia Municipal, onde se incorporaram autoridades e funccionarios publicos. Assistiram ao acto alguns ex-soldados italianos que combateram na grande guerra e diversos membros da Sociedade Stella d’Italia, de Garibaldi, com o respectivo estandarte. 

Politica federalista 

Cachoeira, 28 - Reunidos os proceres maragatos na chacara do sr. Francisco Pedro da Silveira, houve um churrasco, trocando-se muitos discursos. Foi eleito presidente do directorio o sr. Ricardo de Jesus Ferreira, residente nos arredores da cidade.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 29 de novembro na história

1877 - Instalação da primeira estação telefônica do Brasil, no RJ.
1913 - Mappin, primeira loja de departamentos de SP, é aberta. 
1947 - Osvaldo Aranha preside Assembleia da ONU que divide Palestina entre árabes e judeus.
1986 - Morre o ator inglês Cary Grant.
1993 - PC Farias é detido em Bangcok e enviado ao Brasil 3 dias depois.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895