As primeiras experiências dos bondes “Safety”, em Pelotas

As primeiras experiências dos bondes “Safety”, em Pelotas

Correio do Povo do dia 9 de abril de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Novos bondes passaram a circular em Pelotas.

publicidade

Novos bondes em Pelotas

Ha poucos dias foram realisadas, em Pelotas, as primeiras experiencias dos bondes “Safety”, importados recentemente, dos Estados Unidos, pela empresa Light and Power, daquella cidade. As referidas experiencias deram os melhores resultados em todas as provas a que foram submetidos os carros, constatando se um fuccionamento perfeito, completa segurança e outras vantagens para o publico. Os carros “Safety” são destinados a trabalhar com um motorneiro apenas, que faz tambem as vezes de conductor. Parando o bonde a porta da frente abre-se automaticamente, o motorneiro cobra a passagem, fecha a porta desde o seu lugar por meio de uma alavanca e põe-se de novo em marcha á grande velocidade, que lhe é permitida em vista da facilidade que tem de parar rapidamente. A segurança deste novo systhema é tão grande que é sufficiente que o motorneiro levante a mão da alavanca de velocidade para que a corrente corte-se e o freio funccione automaticamente, parando repentinamente o carro. Dentro de poucos dias os novos bondes começarão a trafegar.

DIVERSAS

Estrada de ferro de Taquara ao Canella - Amanhã será inaugurado o novo trecho da estrada de ferro de Taquara ao Canella, entre as estações de Varzea Grande e Gramado. Os convidados partirão no trem que daqui seguirá hoje, ás 16.30 horas, pernoitando na Taquara. Amanhã, tomarão outro trem que as conduzirá até o kilometro 50, onde irá o trem de Taquara ao Canella. 

Estrada de ferro de Conceição do Arroio a Palmares - Continuam adiantados os trabalhos de construcção da estrada de ferro de Conceição do Arroio á Palmares, que o governo do Estado está mandando construir. A sua inauguração effectuar-se-á, provavelmente , por todo o primeiro semestres deste anno. Esta estrada que tem a extensão de 56 kilometros já tem todo seu leito prompto, estando tambem em trafego um trecho de 12 kilometros. Ao Rio Grande chegarão dos Estados Unidos pelo vapor “Ossining” e já estão sendo transportados para Palmares os restantes 44 kilometros de trilhos, que são de 12 kilos 400 por metro corrente. Tambem destinadas ao serviço desta estrada de ferro já se acham em Palmares 4 locomotivas e 30 vagões plataformas. Pelo vapor “Selande”, devem chegar, procedentes da Inglaterra, mais 20 vagões. 

Correio italiano - O correio italiano creou malas postaes directas de Genova para Rio Grande “cidade” neste Estado. A expedição será feita pelos paquetes italianos como actualmente é realizado. 

TELEGRAMMAS

Navegação da Lagoa dos Patos 

Rio Grande, 8 - Será lançado ao mar amanhã, o vapor “Mercedes”, que estava recebendo reparos no plano inclinado. O mesmo navio vae ser empregado na navegação da Lagoa dos Patos. 

A peste bovina

S. Paulo, 8 - Nos sitios onde appareceram casos de peste bovina como Itú e outros, todo gado atacado foi abatido. Não foi registrado nenhum caso novo na zona infectado. De amparo escrevem dizendo que ali casos de peste mas são duvidosos. Acontece que existem actualmente a peste aphtosa em varios pontos, e os criadores confundem esse mal com a peste bovina. Esta póde ser considerada inteiramente circunscripta em vias de extincção. 

Homenagem ao professor Miguel Couto

Rio, 8 - A Academia Nacional de Medicina prestou, hontem, uma significativa homenagem ao seu presidente, professor Miguel Couto. Foi inaugurado uma placa de bronze em honra do mesmo, proferindo, por essa occasião, expressivo discurso o barão de Ramiz Galvão. Em seguida, o professor Miguel Couto pronunciou um discurso agradecendo a homenagem.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de abril na história

1823 - Lançamento no Recife do jornal Sentinela da Liberdade.
1865 - Fim da Guerra de Secessão nos EUA, com 617 mil mortos.
1891 - Fundação do Jornal do Brasil por Rodolfo Dantas.
1927 - Anarquistas italianos Sacco e Vanzetti são condenados à morte. 
1933 - Nasce o ator francês Jean-Paul Belmondo.
1977 - Legalização do Partido Comunista espanhol.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895