As resoluções tomadas na Conferência de Paris

As resoluções tomadas na Conferência de Paris

Correio do Povo do dia 3 de fevereiro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bouhusch

Os representantes dos aliados na Conferência de Paris.

publicidade

As resoluções tomadas na Conferência de Paris

Berlim, 2 - A declaração governamental lida no Reichstag por von Simons, a proposito das resoluções da conferencia ha pouco reunida em Paris, constitue uma longa critica á Entente. Essa declaração conclue dizendo: “Não tendo ainda recebido convite para tomar parte na conferencia de Londres, o governo allemão não póde aceitar nem se recusar a participar dos trabalhos, mas declara desde já que se recusa a negociar sobre a base das decisões da Entente, a respeito das quaes formulará contra-propostas.

Berlim, 2 - O ministro von Simons diz que o governo allemão cumprirá, lealmente, suas obrigações e, para isso, entrará em accôrdo com os estados da federação allemã. Assignala que a cifra total das reparações é muito elevada, contrariando tambem o prazo de 42 annos para os pagamentos.

DIVERSAS

Centro Musical - Estando a directoria da Associação Riograndense de Imprensa preoccupada em derimir a questão suscitada entre os proprietarios de cinemas desta capital e o “Centro Musical”, o maestro José Corsi, presidente do mesmo Centro, pede-nos para declararmos que, não desejando pôr difficuldades a essa intervenção , deixa assim de responder em nome da directoria do referido Centro á ultima “Secção Livre” publicada na “Federação” e Correio do Povo”, e assignada pelos proprietarios dos cinemas.

A reforma dos Correios - Conforme despacho que publicamos, hoje, na secção competente, o dr. Epitacio Pessoa, presidente da Republica, sanccionou, hontem, o projecto de Lei pelo qual fica o governo autorisado a reorganisar os serviços dos Correios, obedecendo ás bases constantes do mesmo projecto, approvado pelo Congresso.

Monumento ao general Osorio - Hoje, ás 15 horas, Commissão Central pró monumento ao general Osorio reuniri-se-á em sessão, na séde da Protectora do Turf, á rua dos Andradas. No empenho em que está o presidente marechal João Cézar de Sampaio, de reunir todos os membros da Commissão, determinou ao secretario, capitão M. Faria Corrêa, que dirigisse convites á cada um dos membros Trata-se de assumptos de alta relevancia.

Objectos perdidos - O sr. Olympio Silva depositou em nosso escriptorio uma chave, encontrada á rua Duque de Caxias.

TELEGRAMMAS

Congresso das Associações Commerciaes

Santa Maria, 2 - Pela manhã foi realizada, na séde da Associação Commercial, desta cidade, a sessão preparatoria do Congresso das Associações Commerciaes para tratar de problemas que muito interessam ao commercio, industria e pecuaria do Estado.

Gréve dos taifeiros

Pelotas, 2 - Os taifeiros dos vapores Itatinga, Itauba e Itaituba, se declararam em gréve.

A situação na Allemanha

Paris, 2 - O Petit Journal, publica um estudo demonstrando que a Allemanha segue uma politica que somente serve para enriquecer os particulares e empobrecer o thesouro. Nada entra nos cofres publicos que, por sua vez, ainda tem o encargo das reparações. Na Allemanha ha, actualmente, fortunas consolidadas, augmentadas e adquiridas na industria ja depois da guerra. Os militares com os grandes industriaes constituem uma verdadeira casta e nada cedem em materia de pan-geermanismo. O Petit Journal termina reclamando que, entre outras penalidades a serem aplicadas, figura a obrigação para a Allemanha de fazer recolher, aos cofres publicos, o dinheiro das reparações que pertence aos alliados. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de fevereiro na história

1872 - Abrem-se as aulas do Atheneu Rio-Grandense.
1885 - O príncipe Conde d’Eu chega à cidade de Alegrete.
1927 - Coluna Prestes se asila na Bolívia.
1930 - Fundação do Partido Comunista do Vietnã. 
1988 - Morre Radamés Gnatalli, compositor e arranjador. 
1998 - Morre, aos 89 anos, o cantor e compositor Silvio Caldas. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895