Assis Brasil concede entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo em Santos
Correio do Povo do dia 23 de agosto de 1922, quarta-feira, noticiava:
publicidade
Entrevista com o dr. Assis Brasil que diz sobre a defeza da pecuaria
S. Paulo, 22 - Um representante do “O Estado de S. Paulo” teve, em Santos, a bordo do “Ceará”, ligeira palestra com o dr. Assis Brasil. Hoje, essa Folha publica, a respeito, a seguinte nota: “Passou, hontem, por Santos, com destino ao Rio Grande do Sul, o eminente brasileiro, dr. Assis Brasil. S. ex. regressa do Rio de Janeiro, aonde foi por delegação do Congresso dos Criadores gauchos, reunidos em Porto Alegre e obteve do governo federal providencias urgentes que tendem a melhorar a situação da industria pastoril. “Na visinha cidade de Santos, um dos nossos companheiros de trabalho conseguiu entreter uma ligeira palestra com o grande brasileiro. O dr. Assis Brasil declarou-nos que era correcta a informação dada pelo “Jornal do Brasil”, do Rio de Janeiro, e hontem reproduzida nesta folha, a cerca da sua missão á capital da Republica, e da importancia das medidas em vias de serem postas em pratica. “Sua exa. continuou ainda, dizendo: “Depois disso fui recebido pelo presidente da Republica. Colhi, dessa entrevista, a melhor impressão do presidente, a quem eu não via desde a Constituinte, na qual fomos collegas. É um perfeito homem de Estado”.
DIVERSAS
Movimento do porto de Pelotas - Durante a semana finda, entraram no porto de Pelotas, cinco vapores, registrando 5.057 toneladas de varios generos e sairam outros tantos, e quatro chatas, registrando-se 4.263 toneladas de mercadorias.
Mappa colonial do Rio Grande do Sul - Está terminada a elaboração de um grande mappa colonial do Rio Grande do Sul, feito na directoria de Terras e Colonisação da Secretaria das Obras Publicas. Esse importante trabalho que vae figurar na Exposição do Centenario, sera remettido brevemente para a capital da Republica. Encima o referido mappa a effigie de Bento Gonçalves.
Brincadeira de mau gosto - O bagageiro do trem P-2, da Viação Ferrea, em viagem para o interior, entre Navegantes e Gravatahy, teve lembrança de laçar uma pobre mulher, de nome Emilia de Alcantara, que caminhava a beira da linha e que teria sido estrangulada, se não fosse o proprio bagageiro cortar a corda que trazia a mulher de rastos. Na mesma occasião, um outro empregado do mesmo trem atirou com uma aspa de rez na cabeça da companheira de Emilia de Alcantara, de nome Luiza Corrêa, que caiu ao solo sem sentidos. As offendidas dirigiram-se aos escriptorios da Viação Ferrea onde apresentaram queixa. O chefe do Trafego mandou investigar.
TELEGRAMMAS
A successão presidencial do Estado
Caçapava, 21 - O intendente municipal, a commissão executiva do partido republicano e os membros republicanos do Conselho Municipal, em resposta á consulta que lhes fôra dirigida pela commissão ahi organizada, indicaram o nome do dr. Borges de Medeiros á reeleição para a presidencia do Estado.
S. Francisco de Paula, 22 - Reuniu-se o conselho municipal, sob a presidência do sr. Odon Cavalcanti, intendente municipal, e com a presença dos representantes de todos os districtos. Em resposta ao telegramma da commissão provisoria, nomeada pelo dr. Borges de Medeiros, para consultar o partido republicano sobre o nome que deverá ser indicado para presidente do Estado, foi communicado ter sido, por acclamação de todos os presentes, indicado o nome do dr. Borges de Medeiros.
Vôo de aeroplano
Alegrete, 22 - Procedente de Santa Maria, chegou aqui, ás 16 1/2 horas de hontem, pilotando um aeroplano, o capitão Pereira Melo.
A grafia da época está preservada nos textos acima
CRONOLOGIA
O dia 23 de agosto na história
1912 - Nasce o escritor e jornalista Nelson Rodrigues.
1921 - Nicola Sacco, sapateiro, e Bartolomeu Vanzetti, peixeiro, imigrantes italianos anarquistas, são executados nos EUA por assassinatos que não cometeram.
1926 - Morre o ator italiano Rodolfo Valentino.
1977 - Dia Nacional de Luta é promovido por estudantes pela democracia.