Avanço do movimento comunista pela Alemanha

Avanço do movimento comunista pela Alemanha

Correio do Povo do dia 25 de março de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os comunistas pretendiam implantar uma ditadura na Alemanha.

publicidade

Agitação communista na Allemanha

Berlim, 24 - Noticias procedentes de Leipzig, Dresden, Rodewisch, Auerbach, Friburgo e outros pontos dizem que a agitação communista toma caracter bastante serio, alastrando-se o movimento pela Allemanha central. Os communistas que em vão até agora tentaram promover a gréve geral, depois de terem occupado os estaleiros Bloehm e Voss, em Hamburgo fizeram cessar o trabalho tambem em outros estaleiros. Os communistas dynamitaram os tribunaes de justiça, municipalidades, edificios publicos, bancos e quarteis policiaes de Dresden, Leipzig, Rodewisch, Auerbach e Friburgo. As 10 1/2 horas de quarta-feira, explodiu uma bomba que damnificou as portas e todas as janellas dos edificios adjacentes. A municipalidade de Rodewisch foi virtualmente destruida por uma explosão. A policia effectua numerosas prisões de suspeitos.

DIVERSAS

Viação Ferrea - A Cooperativa de Consumo da Viação Ferrea do Rio Grande do Sul vae fundar tres hospitaes para tratamento dos seus empregados e respectivas familias. Um desses hospitaes será installado no Rio Grande, outro em Santa Maria e outro na linha da Serra.

Loteria de Santa Catharina - Publicamos hoje um annuncio contendo os planos da loteria do Estado de Santa Catharina, de que são concessionarios os srs. La Porta & Visconte.

Gréve de foguistas - Como noticiaram os nossos telegrammas, acabam de se declarar em gréve os foguistas da marinha mercante. O vapor Itapuhy, chegado hontem, veiu com foguistas fornecidos pela nossa marinha de guerra. A armada nacional tem 2.000 foguistas para fornecer aos navios mercantes.

Exportação de uvas - Pelo vapor Itaberá foram embarcadas para o Rio de Janeiro 650 caixas contendo 14.000 kilos de uvas. Para o mesmo porto, o Itagiba levou 137 caixas , com 5.500 kilos de uvas.

Reclamação - Moradores da praça General Osorio, antigo Alto da Bronze, pedem-nos reclamarmos a quem o caso competir, sobre uma malta de menores desoccupados que se entregam ao jogo do foot-ball, quebrando os vidros das janellas e comettendo outras depredações.

Invento nacional - Realizou-se no Rio a experiencia de um invento nacional. Trata-se de um novo typo de chassis duplos e articulados para automoveis.

TELEGRAMMAS

Foot-ball

Pelotas, 24 - Domingo proximo, realizar-se-á o primeiro match do carnet da Liga Pelotense de Foot-Ball, batendo-se o S. C. Brasil e o S. C. União, pertencentes á primeira divisão da entidade maxima do foot-ball local. Encontrar-se-ão, tambem, naquelle dia, os clubs Riachuelo e Democrata, da segunda divisão. Em matchs amistosos, bater-se-ão o S. C. Pelotas e o S. C. Rio Branco.

A questão entre a Lithuania e a Polonia

Berlim, 24 - Devido a assassinatos de varios funccionarios da commissão inter-alliada de Karf, districto da Silesia , o governador ordenou medidas muito severas, prohibindo reuniões de mais de quatro pessoas. Outras reuniões, excepto religiosas , foram prohibidas, e, entre as 8 horas da noite e 4 da manhã, grupos de mais de duas pessoas serão espingardeadas sem aviso. O commercio só pode funccionar das 9 horsas ao meio dia e das 2 ás 5 da tarde.

A festa nacional de Joanna d’Arc

Paris, 23 - Em reunião hoje realisada pelo conselho de ministros foram discutidas diversas providencias sobre as commemorações a 8 de maio da festa nacional de Joanna d’Arc.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 25 de março na história

1824 - Primeira Constituição a vigorar no Brasil é outorgada por Pedro I.
1921 - Nasce a atriz francesa Simone Signoret. 
1922 - Fundação do Partido Comunista Brasileiro. 
1940 - O Estado de S. Paulo tem redação invadida pela Polícia. A intervenção só acaba no ano de 1945.
1981 - Atentado a bomba contra rotativas do jornal Tribuna da Imprensa. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895