Bandeira nazista surge pela primeira vez, em Berlim

Bandeira nazista surge pela primeira vez, em Berlim

Correio do Povo do dia 1º de abril de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Aparece pela primeira vez uma bandeira com a cruz suástica em Berlim.

publicidade

A agitação communista na Allemanha

Berlim, 30 - Os communistas desta capital percorreram hontem as fabricas, induzindo os trabalhadores á gréve geral. A policia perseguindo os aliciadores da parede, effectuou numerosas prisões, garantindo, porém, as demonstrações de caracter pacifico. Ás tres horas da tarde, formou-se um grande prestito que percorreu outros pontos da cidade. Acompanhando o cortejo, os operarios conduziam tres “tanks”, que eram garantidos pelas forças. Não houve, até agora, nenhum incidente grave. A policia, porém, como medida de prevenção, prende todos os individuos suspeitos.

Berlim, 30 - Despachos de Borna, dizem que irrompeu uma gréve na zona mineira “Linhite”, que foi occupada pela policia. Em Gotha começou, tambem, a gréve geral, tendo os communistas liberado 31 prisioneiros do presidio local.

DIVERSAS

Café Colombo - Teve inicio, hontem, a reforma que os srs. J. Romba & C., proprietarios do Cafe Colombo, contrataram com a firma J. Jamardo. Tanto as galerias como a parte terrea do Café passarão por completa reforma nas pinturas internas e externas, sendo que as mesmas obedecerão a estylo moderno. Nas galerias, estão sendo collocados doze espelhos bizoutê de dois metros e meio de comprimento por dois metros de altura, e que, com a nova installação de luz electrica, que é feérica e abundante, apresentará sumptuosa vista.

Fornecimento de energia electrica á Porto Alegre - A Companhia Estrada de Ferro e Minas de S. Jeronymo, continua em estudos para as projectadas installações electricas, afim de fornecer energia para força e luz á cidade de Porto Alegre. Os altos preços - accrescenta esse documento- ultimamente attingidos pelo material electrico e pelos machinismos necessarios para uma grande installação e bem assim as difficuldades de negociações com as emprezas já existentes e com a Intendencia Municipal de Porto Alegre, têm demorado a solução desejada, que deve ser praticamente viavel, quer sob ponto de vista economico-financeiro, quer sob ponto de vista technico. A directoria tem esperanças de resolver a questão no correr deste anno. Caso sejam levadas a termo essas negociações, a Companhia Estrada de Ferro e Minas de S. Jeronymo pretende installar a sua Uzina nas proximidades das suas minas de carvão.

TELEGRAMMAS

As novas incursões de bandoleiros - Partida de forças para a sua perseguição

Florianopolis, 31 - O governador do Estado recebeu telegrammas de Xanxerê, dizendo que voltou a calma áquella região, após terem sido rechassados os bandoleiros chefiados por Antonio Palhano, que fugiram com destino ao ex-Contestado. Embarcou esta madrugada, afim de perseguil-os, um contigente da policia, commandado pelo tenente Trogildo. Tambem seguiu o capitão João Cancio, ajudante de ordens do governador do Estado. O embarque das forças esteve concorridissimo, tendo o povo as acclamado.

A Allemanha e os alliados

Berlim, 30 - O governo allemão enviou uma nota ás potencias alliadas protestando contra o facto de ser o carvão, fornecido pela Allemanha, vendido a outros paizes, sem disso lhe resultar qualquer beneficio. O governo allemão, na referida nota, allega que semelhante procedimento escapa ás determinações do tratado de paz, que obriga a Allemanha apenas a reparar a defficiencia da producção de carvão nos paizes alliados, não provendo, porém, o caso de ser o mesmo producto revendido a outros paizes.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia de 1º de abril na história

1920 - Partido Operário Alemão vira Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. 
1964 - Amaury Kruel, comandante do II Exército, adere ao golpe militar que derruba o presidente João Goulart. 
1965 - Morre a fabricante de cosméticos Helena Rubinstein nos EUA. 
1989 - Uso de cinto de segurança torna-se obrigatório no país. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895