Biblioteca Pública recebe propostas para pintura e decoração

Biblioteca Pública recebe propostas para pintura e decoração

Correio do Povo do dia 24 de setembro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A Biblioteca Pública do Estado iria passar por reformas.

publicidade

Bibliotheca Publica 

A concorrencia aberta para a pintura e decoração do edificio da Bibliotheca Publica, foram apresentadas as seguintes propostas: De Franz Steinbacher, para a pintura e decoração interna, por 85:000$000; Fernando Schlater, para a pintura externa e interna, inclusive a parte decorativa desta, por 100:000$000; J. Jamardo, para a pintura e decoração do edificio, por 98:800$000, sem especificar a pintura externa. As propostas foram acompanhadas de modelos e desenhos, de conformidade com o exigido no edital de concorrencia. O presidente do Estado, por despacho de hontem, mandou acceitar a proposta de Fernando Schlatter, que foi classificada em primeiro lugar pela commissão julgadora.

DIVERSAS

Os “batedores “ de carteiras nas linhas férreas - Nos carros da linha ferrea que trafega entre a estação de Santa Maria e esta capital, têm sido ultimamente o ponto escolhido para a acção dos “batedores de carteiras”. Assim, quasi que diariamente se registram furtos dessa natureza e de quantias regulares. Ainda na quarta-feira ultima, na estação de Cachoeira, um viajante deu pela falta de sua carteira, na qual continha alem de papeis de valor, a quantia de 3:500$000. Ante-hontem, já outro viajante verificava, ao chegar o trem na estação de Montenegro, que lhe tinham “avoado” na carteira contendo 1:400$000. A policia desta capital, que tem recebido, continuas queixas, está agindo no sentido de deitar mão aos larapios. 

Serviço meteorologico - O dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, recebeu, uma consulta do dr. Arthur Bernardes, presidente de Minas Geraes, sobre a possibilidade da Escola de Engenharia fornecer, pelo seu Instituto Astronomico e Meteorologico, um profissional para a reorganisação do serviço meteorologico daquelle Estado. A Escola de Engenharia promptificou-se a pôr á disposição do governo de Minas, o engenheiro-chefe do seu referido Instituto, dr. L. Cousirat de Araujo, o que communicou ao dr. Borges de Medeiros, que disso fez sciente ao presidente de Minas.

TELEGRAMMAS

Sem luz 

S. Jeronymo, 23 - Esta villa acha-se ás escuras, em consequencia de velha e insufficiente machinaria da usina electrica. Não teremos luz tão cedo.

Fundação de uma livraria

Paiol Grande, 23 - O sr. Antão Chagas, estabeleceu aqui uma bem montada livraria e typographia.

Empreza colonisadora 

Passo Fundo, 23 - A Jervisch Colonisation Association, grande companhia judaica com séde em Pariz e proprietaria de vastas areas de terras na America do Sul, especialmente na Argentina, Paraguay e Brasil, entre as quaes a fazenda Quatro Irmãos no municipio de Erechim, tendo suspendido a colonisação em consequencia da guerra, resolveu agora reencetal-a para o que contratou o agrimensor Renato de Sá Brito. Este procederá medição de algumas léguas de sesmaria. A colonisação obedecerá a novos moldes, admittindo que colonos nacionaes residam em terras da companhia. Haverá um ramal ferreo de propriedade da empreza e que ligará todas á sede na estação do Erebango.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 24 de setembro na história

1834 - Morre de tuberculose em Lisboa o ex-imperador Pedro I.
1972 - O Estado de S. Paulo dribla censura e publica primeira e única notícia sobre a Guerrilha do Araguaia.
1979 - O Walkman é lançado pela Sony.
1989 - Emerson Fittipaldi torna-se campeão mundial de Fórmula Indy.
2000 - Montesinos, homem forte de Fujimori, foge do país.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895