Bolchevistas tomam Kronstadt

Bolchevistas tomam Kronstadt

Correio do Povo do dia 19 de março de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Tropas do Exército Vermelho atacam Kronstadt.

publicidade

A revolta contra os soviets - A tomada de Kronstadt pelos bolchevistas

Stockolmo, 18 - O assalto á fortaleza de Kronstadt, quarta-feira á noite, foi desfechado após preparação de artilharia, na qual tomaram parte todas as baterias da costa que causaram muitos estragos, ferindo numerosas pessôas em consequencia do desabamento de varios edificios. O bombardeio attingiu formidavel intensidade - um verdadeiro trovejar - cerca das 3 horas da madrugada. Quinta-feira, Trotsky ordenou um ataque decisivo, partindo de Orienbaum, onde se fizera a concentração de todo o novo 7º exercito e os cadetes vermelhos de todas as cidades da Russia. Esse exercito e outras tropas sommavam 60.000 homens. O assalto foi favorecido pelo nevoeiro. Os atacantes avançaram guiados por destacamentos de couraceiros brancos, seguidos de fortes columnas. Os rebeldes, com a aproximação dos vermelhos, offereceram forte resistencia.

DIVERSAS

O porto da capital - Continuam bem adeantados, devendo ficar concluidos dentro de pouco tempo, os armazens que estão sendo construidos no cáes. O edificio destinado á administração do porto já está prompto, devendo ser inaugurado dentro em breve. Para occupar o cargo de administrador dos serviços do porto local está indicado o dr. Hercilio Domingues, que exerce as iguaes funcções no do Rio Grande.

Viação Ferrea - O dr. Augusto Pestana, director da Viação Ferrea, continua no serviço de inspecção ás linhas ferreas do Estado, tendo percorrido o trecho desta capital a Caxias e a estrada de ferro de Carlos Barbosa a Alfredo Chaves. Brevemente, o dr. Pestana percorrerá as linhas de Santa Maria a Uruguayana, Cacequy a Rio Grande e ramal de Sant’anna do Livramento. O director da Viação examinará a via permanente e os serviços de trafego.

Navegação Arnt - O vapor “Brasil” , dessa empreza, passou a fazer a linha de Taquary. Hoje fará a sua primeira viagem do novo itinerario, saindo desta capital para Taquary, ás 12 horas. O “Brasil” foi, ha pouco, totalmente reconstruido. Já se acha concluido o edificio que a Navegação Arnt mandou construir em S. Jeronymo, á rua General Osorio, esquina da rua Ramiro Barcellos, junto ao porto de embarque.

Falta de vagões - O commercio exportador de Jaguary, resente-se muito da falta de vagões. Os armazens, ali estão repletos e muitos generos se deterioram, causando graves prejuizos aos exportadores.

TELEGRAMMAS

Melhoramento urbano

Estrella, 18 - A municipalidade daqui está reformando e augmentando o numero de bancos da praça Benjamin Constant, o que lhe dará melhor aspecto.

Conservatorio de Musica

Pelotas, 18 - Em presença da directoria e alumnos, foram reabertos os cursos do Conservatorio de Musica. Increveram-se mais de 100 alumnos.

Dr. Assis Brasil

Florianopolis, 18 - O dr. Assis Brasil está visitando as grandes culturas de arroz da Empreza Agricola de Tubarão, devendo chegar, hoje, aqui, a convite do dr. Hercilio Luz. Este, acompanhado de seu ajudante de ordens, seguiu, hontem, num rebocador, afim de ir buscar o dr. Assis Brasil no Imbituba. O dr. Assis Brasil será hospedado no palacio da Estação Agronomica, que acaba de ser reconstruido. A “Republica” estampa, hoje, o seu retrato, acompanhado de referencias elogiosas. O dr. Assis Brasil receberá aqui grandes homenagens, constando que seguirá para o Rio de Janeiro na proxima segunda-feira.

Ruy Barbosa

S. Paulo, 18 - É aqui esperado no dia 28 do corrente o sr. Ruy Barbosa, que vem paranimphar uma turma de bachareis.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de março na história

1870 - Estreia da Opera “O Guarani”, de Carlos Gomes.
1931 - Aprovação da Lei de Sindicalização. As entidades ficam subordinadas ao Ministério do Trabalho. 
1950 - Morre Edgar Rice Burroughs, criador do personagem Tarzan.
1995 - Michael Jordan volta a jogar basquete. 
1995 - Atentado com gás sarim no metrô de Tóquio atinge 5 mil pessoas. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895