Borges de Medeiros realiza visita às obras do cais de Porto Alegre

Borges de Medeiros realiza visita às obras do cais de Porto Alegre

Correio do Povo do dia 3 de dezembro de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Visita do presidente Borges de Medeiros às obras do cais.

publicidade

Visita ás obras do cáes 

O dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, fez ante-hontem, mais uma visita ás obras do cáes, emfrente á praça Martins de Lima. S. exc. ali chegou ás 14 horas, acompanhado do dr. Ildefonso Pinto, secretario das Obras Publicas, á qual estão affectas as obras do cáes, bem como por outros engenheiros. Pelo presidente foram percorridas todas as installações da referida praça, examinando cuidadosamente todos os serviços. Após examinar outros serviços, seguiu o dr. Borges de Medeiros para o cáes de cabotagem onde examinou o armazem do grupo central e o portico em construcção, emfrente á avenida de accesso ao porto, bem como os trabalhos de terraplanagem e calçamento.

DIVERSAS

Inauguração do edificio de um collegio - A municipalidade de S. Jeronymo mandou construir, na villa do mesmo nome, um edificio destinado ao funccionamento do Collegio Elementar, dali. A sua inauguração effectuar-se-á no dia 15 do corrente, ás 15 horas. Para assisitirmos a este acto, recebemos o convite assignado pela municipalidade de S. Jeronymo. 

Estrada de Ferro de Taquara ao Canella - O presidente do Estado acaba de promulgar a resolução legislativa approvando o accordo feito entre o governo do Estado e a firma João Corrêa e Filhos, no que diz respeito a todos os onus e obrigações financeiras assumidas pelo primeiro e decorrentes da transferencia da concessão da estrada de ferro da cidade de Taquara ao Canella, e autorisa o mesmo governo a effectuar as necessarias operações de credito, até o maximo de 3.400:000$000. 

O Independente - Hontem, o nosso collega O Independente, que completou mais um anno de publicidade, teve occasião de vêr o grande numero de sympathias que possue. Durante o dia, a sua redacção conservou-se repleta de pessoas que foram cumprimentar o seu director, nosso collega Octaviano de Oliveira. O Independente commemorando o seu anniversario, appareceu num edição de 20 paginas, impressas em fino papel.

TELEGRAMMAS

Falta de pagamento á guarnição militar - a situação penosa em que se acham os praças 

S. Borja, 2 - Consta que a guarnição desta cidade não poderá concorrer ás manobras de Saycan devido ao atrazo do pagamento dos seus vencimentos. Os fornecedores particulares exgottados os recursos, suspenderam o fornecimento causando isso desesperação ás praças, que vêm as suas familias terrivelmente sujeitas á miseria. Tem havido grandes difficuldades para o abastecimento de generos para o rancho dos praças. Os militares andam pedindo recursos aos amigos, afim de conseguir alimentos. Palestrando com os sorteados, disseram elles ser o serviço militar uma verdadeira desgraça, obrigando os servidores da patria que não trazem recursos proprios a toda sorte de privações.

Natal ás crianças pobres

Bagé, 2 - Tem franco acolhimento a iniciativa piedosa de um grupo de senhoritas, que fazem parte da Liga Menino Jesus, promovendo com o auxilio das familias bageenses, o Natal ás crianças pobres e desamparadas. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de dezembro na história

1930 - Nasce o diretor de cinema francês Jean-Luc Godard.
1937 - Ação Integralista é dissolvida por Getúlio Vargas. 
1967 - Christian Barnard realiza, na África do Sul, o primeiro transplante cardíaco. 
2000 - Com vitória na Copa Masters, o tenista Guga (Gustavo Kuerten) torna-se o primeiro no ranking. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895