Camponeses alemães retinham porcentagem da produção de trigo irregularmente

Camponeses alemães retinham porcentagem da produção de trigo irregularmente

Correio do Povo do dia 10 de fevereiro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A Bélgica estava renunciando às clausulas do Tratado de Versalhes.

publicidade

A Allemanha e os alliados - Reserva clandestina de trigo

Berlim, 9 - No antigo principado de Anhalt foi verificado, officialmente, que no districto de Zerbst os camponezes guardavam 70% da producção do trigo, occultando-os das autoridades encarregadas das requisições. Só num ponto a subtração subira a 60.000 quintaes. 

Berlim, 9 - Foi publicada uma nota semi-official dizendo que o ministro belga em Berlim entregou ao ministro dos extrangeiros da Allemanha uma nota, declarando que a Belgica esta prompta a renunciar a clausula do tratado de Versailles que estipulava a indemnisação por parte da Allemanha, dos damnos causados aos civis belgas que foram durante o periodo da occupação do territorio belga obrigados a trabalhar para os allemães, sem receberem destes a correspondente remuneração.

DIVERSAS

Acidente num bonde - O dia de hontem foi de infelicidade para os empregados da Força e Luz. Pouco antes do grande e horrivel desastre que noticiamos noutro local, houve á rua da Azenha, num bonde letra P, um accidente, de que foi victima o fiscal daquella companhia, Frederico Christiani, branco, casado, com 37 annos de idade e de nacionalidade italiana. No momento em que o motorneiro do referido bonde dava um “break”, Frederico, firmando-se mal na plataforma, recebeu uma contusão na região thoraxica lateral esquerda. Attendido promptamente pela assistencia publica do 2º districto, Frederico foi ali medicado, recolhendo-se, em seguida , á sua residencia, á rua da Azenha, n. 286.

Credito Rural do Rio Grande do Sul - Continua a União dos Criadores do Rio Grande do Sul a receber grande numero de adhesões dos criadores do Estado á sua idéa de creação do Credito Rural do Rio Grande do Sul. Os estatutos desse banco estão sendo redigidos pelo advogado dr. Fausto de Freitas e Castro e serão, em breve, dados á publicidade. Sabemos que o Credito Rural do Rio Grande do Sul será moldado pelo Banco Hypothecario do Uruguay, uma das mais importantes instituições do genero, da vizinha republica. Serão abertas filiaes nos principaes centros agricolas-pastoris do Estado. Só hontem, na séde da União dos Criadores do Estado do Rio Grande do Sul, foi subscripto um capital superior a 200:000$000, arrecadados dos criadores.

TELEGRAMMAS

Carnaval

Caxias, 9 - O Club Juventude levou a effeito, hontem, á noite, concorrido corso, em que tomaram parte muitos automoveis e carros, vistosamente ornamentados, dando grande brilho á passeata. Á frente do extenso prestito figuravam o Zé Pereira do mesmo club e uma banda de musica. Na avenida principal, a illuminação foi bastante augmentada, sendo grande a concorrencia do povo. Ás 21 horas, o prestito chegava á sede daquelle club, onde realizou animado baile burlesco, que, com muito enthusiasmo se prolongou até a madrugada de hoje.

Ijuhy, 9 - Correram animadas as festas carnavalescas nesta villa. Foram proclamados para 1922, rainha a senhorita Morena Ranqueta, e presidente do Club dos Bohemios o sr. Sylvio Panichi.

Torres, 9 - Correu muito animado o prestito carnavalesco que aqui se realizou, havendo á noite um baile á phantasia, no Hotel Picoral.

Carnaval

Cachoeira, 9 - Correram animados os folguedos carnavalescos nesta cidade. Durante os tres dias consagrados ao Momo, a praça José Bonifacio e a Avenida das Paineiras estiveram repletas de povo.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de fevereiro na história

1858 - Inauguração da segunda estrada de ferro no Brasil, ligando Salvador a Alagoinhas.
1912 - Morre o Barão do Rio Branco. 
1935 - Nasce o cantor e compositor Cauby Peixoto. 
1980 - Manifesto de fundação do PT é aprovado por sindicalistas do país. 
1991 - Deixa de circular O Pasquim, semanário de humor e resistência. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895