Carnaval de Porto Alegre leva multidão às ruas da Capital

Carnaval de Porto Alegre leva multidão às ruas da Capital

Correio do Povo do dia 2 de março de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os desfiles se desenrolavam pela Rua dos Andradas.

publicidade

O Carnaval de 1922

Uma verdadeira multidão participou ante-hontem dos festejos carnavalescos

O mao tempo que perdurou durante dois dias concorreu para empanar o brilho dos festejos do carnaval deste ano; mas ante-hontem, os adeptos do Deus momo tiveram uma tarde e uma noite propicias ás homenagens projectadas. Como era de se esperar, uma compacta multidão participou das festas em honra ao deus da Folia que este anno recebeu homenagem como ha muito não se registravam nos annaes carnavalescos da nossa capital. Desde ás 17 horas, de todos recantos da cidade começavam a affluir para a nossa principal via publica milhares de pessoas, anciosas por assistir ao desfilar dos carros allegoricos. Á medida que anoitecia mais difficultoso se tornava o transito de populares pelos pontos mais centraes da rua dos Andradas.

DIVERSAS

O eleitorado federal no Rio Grande do Sul - Conforme edital que está publicando a Secretaria do Interior, de accordo com os dados fornecidos pelos juizes das comarcas do interior do Estado, o numero de eleitores federaes no Rio Grande do Sul é de 153.825.

O pão a peso - Acaba de ser montada, á rua Saldanha Marinho, emfrente ao baratilho Rangel, na Cachoeira, uma filial da padaria dos srs. João Dreyer Sobrinho & C. A nova padaria está fornecendo, já, ao consumo publico, pão a peso pelos seguintes preços: Pão de farinha de trigo, kilo 800 réis, idem, farinha de trigo com 25% farinha de milho, 600 réis. Augmentaram em 20% o preço do pão vendidos nas carroças.

Conferencia politica - Ante-hontem, á noite, na séde do Gremio Republicano Marcos de Andrade, á rua da Azenha, realisou-se uma conferencia politica, que esteve bastante concorrida. Presidiu a conferencia o major Francisco Xavier da Costa, tendo comparecido á mesma o dr. José Montaury, como membro da commissão executiva do partido republicano local. Após algumas considerações sobre os fins da conferencia o presidente deu a palavra ao dr. Alvaro Sergio Masera, que, por espaço de uma hora, falou sobre o actual momento politico. Ao terminar a sua conferencia, aquelle advogado recebeu muitos applausos.

TELEGRAMMAS

Carnaval

Santa Maria, 28 - Têm corrido animadissimos os folguedos carnavalescos, exhibindo-se com brilhantismo diversas associações salientando-se os “Pyrilampos” e os “Democraticos”, que apresentaram luxuosos prestitos. A rainha dos “Pyrilampos”, senhorita Nadyr Alves de Maria, que trajava riquissima toilette confeccionada em S. Paulo, foi muito ovacionada. A rainha dos Democraticos”, senhorita Ercilia Hofmann, apresentou-se num carro a Doumont, precedido de piquete de batedores e banda de musica, sendo tambem muito applaudida. Nos salões do Club Caixeiral e da Associação dos Empregados da Viação Ferrea. Estas sociedades realizam hoje brilhantes bailes á phantasia.

Caxias, 28 - Correram com grande animação os folguedos carnavalescos, causando optima impressão a maneira por que se apresentou o “Club Juvenil” no corso que organizou. O carro da rainha, artisticamente ornamentado, foi muito admirado. A praça Dante profusamente illuminada apresentava deslumbrante aspecto.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de março na história

1919 - Primeiro Congresso da III Internacional em Moscou.
1926 - Fundada a organização da juventude fascista na Itália.
1947 - Nasce o cantor Nelson Ned.
1956 - A França reconhece a independência do Marrocos.
1984 - Inauguração do sambódromo no Rio de Janeiro. 
1996 - Acidente aéreo causa a morte do grupo Mamonas Assassinas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895