Catarinenses homenageiam Assis Brasil

Catarinenses homenageiam Assis Brasil

Correio do Povo do dia 22 de março de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Dr. Joaquim Francisco de Assis Brasil.

publicidade

Dr. Assis Brasil - As homenagens que lhe tem sido prestadas

Florianopolis, 19 - Acaba de realizar-se no palacio do governo um lauto banquete offerecido pelo presidente do Estado, dr. Hercilio Luz, ao dr. Assis Brasil. Compareceu o alto mundo politico bem como o bispo diocesano. Uma orchestra, fez-se ouvir durante o banquete. Ao champagne, o dr. Hercilio Luz saudou o dr. Assis Brasil como sendo um dos grandes propagandistas da Republica, enaltecendo os seus grandes serviços e lamentando o seu afastamento da politica. O dr. Assis Brasil, respondendo, em magistral discurso, discorreu com elevação de vista sobre o actual regimen, dizendo que elle, orador, não está afastado da politica, mas a politica é que está de si afastada. Referiu-se elogiosamente ao progresso deste Estado, dizendo ter visto em sua passagem pelo sul de Santa Catharina a obra de um estadista. Citou por ultimo os melhoramentos que viu nesta capital, enaltecendo o governo do dr. Hercilio Luz. O dr. Assis Brasil seguirá, amanhã, para Blumenau e S. Paulo.

DIVERSAS

Revista do Instituto Historico e Geographico do Rio Grande do Sul - Foi, hontem, publicado o numero inicial da “Revista do Instituto Historico e Geographico do Rio Grande do Sul”, recentemente creada. Essa revista, que estava sendo anciosamente esperada, vem attestar amplamente os creditos de cultura que já se fez cercar em nosso meio a nova instituição. A confecção material da Revista causou excellente impressão, tendo sido confiada á Livraria do Globo. Num elegante volume de 152 paginas, encerra a Revista bem cuidadas paginas de estudos e investigação histórica e geographica.

Matou com o guarda-chuva - Em Santos, estavam Cecilia Oliense e Ernestina Ferrari, a conversar alegremente na janella na residencia da primeira, á rua Dr. Cokrane, quando appareceu um moço David Passos. As duas moças riram-se nesse instante. David, que era namorado de Cecilia, desconfiando que delle estivessem falando, indignado, atira seu guarda-chuva contra Ernestina. A ponteira foi alcançar a testa da pobre moça, produzindo-lhe grave lesão, pois houve fractura no osso frontal. Conduzida a infeliz para o hospital da Santa Casa, veiu mais tarde a falecer. A policia pediu a prisão preventiva do criminoso.

Imprensa - Completou tres annos de existencia, no dia 16 do corrente, a nossa collega “Ultima Hora”, orgão popular independente que se publica em D. Pedrito, sob a direcção do sr. Pedro Cesarini e tendo como secretario o sr. Raul Vasconcellos.

TELEGRAMMAS

Policia sanitaria vegetal

Caxias, 21 - Esteve aqui o dr. Costa Lima do Instituto Biologico do Rio de Janeiro e que anda em pesquiza, afim de destruir o piolho São José, praga que destrói as arvores frutiferas e já encontradas em São Lourenço e Pelotas em mudas de plantas importadas da Argentina. Fazendo pesquizas, acompanhado do intendente e do inspector da estação de viticultura, não encontrou o dr. Costa Lima aquelle insepto aqui.

A regulamentação do trabalho agricola

S. Paulo, 21 - A Sociedade Paulista de Agricultura enviou ao ministro do Exterior uma proposta do conselheiro Antonio Prado, afim de que o governo não assigne a convenção regulando o trabalho agricola.

A Allemanha e os Alliados

Berlim, 20 - O Reichstag, em sessão hontem, adoptou, o projecto mandando dissolver as organizações de caracter militar.

Berlim, 21 - Estiveram reunidos os peritos allemães, sob a presidencia do sr. Choltz, resolvendo que o governo não deve imdenizar os prejuizos que vierem a soffrer os negociantes allemães em consequencia das deduções dos alliados, dos impostos que estes resolveram cobrar.

A grafia da época está preservada nops textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de março na história

1903 - Instalação de base militar dos EUA, em Guantanamo, Cuba. 
1904 - Primeira publicação de uma fotografia colorida pelo jornal Dailly Illustrated. 
1942 - Nascimento do cantor e compositor Jorge Benjor. 
1945 - Criação da Liga Árabe. 
1999 - O filme “Central do Brasil” perde o Oscar para “A Vida é Bela”. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895