Cerimônia de óbito do Papa Bento XV é registrada em livro especial

Cerimônia de óbito do Papa Bento XV é registrada em livro especial

Correio do Povo do dia 26 de janeiro de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Funerais do Papa Bento XV.

publicidade

A morte do Papa Bento XV 

Roma, 24 - Perdura a profunda impressão causada pela morte de S. Santidade, o papa Bento XV. Dezenas de milhares de pessoas têm desfilado ante o feretro, na Basilica de S. Pedro. Ao mesmo tempo, a questão do restabelecimento das relações entre o Quirinal e o Vaticano apaixona a opinião publica, seguindo-se com vivo interesse os preparativos para o proximo conclave. Registrou-se no Capitolio a cerimonia do registro de obito de Bento XV. O prefeito Vali recebeu, á hora marcada, o principe Aldo Brandini, commandante da guarda suissa, que, com o marquez Sacchetti, palafreneiro mór do Vaticano, serviu de testemunha. O registro foi feito em um livro especial, com capa de setim e bordada a prata.

DIVERSAS

Anniversario do governo do Estado - Passou, hontem, mais um anniversario da gestão governamental do dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado. Commemorando este facto, effectuou-se, na praça Senador Florencio, o annunciado comicio organisado por uma commissão constituida de membros dos comités de propaganda das candidaturas da dissidencia á presidencia e vice-presidencia da Republica. Ás 20 horas, reunidos naquelle logradouro publico os adeptos da chapa Nilo-Seabra, assomou á tribuna, que ali fôra especialmente armada, o 1º dos oradores officiaes, o deputado federal Gomercindo Ribas. O deputado ressalta em seu discurso, que o historiador, que quizer falar sobre o Rio Grande, terá sempre que se referir especialmente aos nomes de Julio de Castilhos e Borges de Medeiros. 

Santa Casa - Noticiámos, ha dias, que a mesa administrativa da Santa Casa, em uma das ultimas sessões, resolvera entregar parte da administração da portaria do seu hospital á direcção de irmãs de caridade. As irmãs de caridade destacadas para essas secções da Santa Casa, entrarão no exercicio de seus cargos o quanto antes. Também resolveu-se mandar construir um pavilhão destinado aos doentes de molestias infecciosas e suspeitas. A planta do pavilhão já foi elaborada, e as obras orçadas em 30 contos de réis.

TELEGRAMMAS

A visita do ministro da Agricultura

Pelotas, 25 - A recepção hontem dada pela Sociedade Agricola Pastoril em honra ao dr. Ildefonso Simões Lopes, ministro da Agricultura, teve selecta e numerosa concurrencia, achando-se presente o mundo official e elementos de destaque do nosso meio social. O ministro, acompanhado de seus officiaes de gabinete e dos srs. coronel Manoel Simões Lopes e Augusto Simões Lopes, foi recebido á porta por toda a directoria daquella sociedade, sendo, ao penetrar no recinto, alvo de significativa manifestação de apreço. logo depois foi s. exc. saudado pelo presidente da Sociedade Agricola, dr. Manoel Luiz Osorio, que apologiou a obra do ministro, agradecendo os serviços por este prestados á mesma sociedade. Falou em seguida, o dr. Ildefonso Simões Lopes, que foi muito applaudido.

O monumento a Olavo Bilac 

S. Paulo, 25 - Regressou da Europa o esculptor sueco William Zadia que veiu acompanhando o monumento de Olavo Bilac a ser levantado na Avenida Paulista desta capital. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 26 de janeiro na história

1925 - A general Motors inaugura fábrica em SP e monta 25 carros/dia.
1926 - Getúlio Dornelles Vargas é eleito deputado federal.
1938 - Criação do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
1939 - Nacionalistas invadem Barcelona durante a Guerra Civil Espanhola.
1979 - Morre o político e empresário norte-americano Nelson Rockfeller.
1980 - Frank Sinatra apresenta-se no Maracanã e reúne 175 mil pessoas. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895