Chanceler afirma que Alemanha buscará reconquistar a confiança do mundo

Chanceler afirma que Alemanha buscará reconquistar a confiança do mundo

Correio do Povo do dia 11 de outubro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O chanceler Wirth preconizou a união para combater a crise mundial.

publicidade

A Allemanha e os alliados

Berlim, 10 - O chanceler, sr. Wirth, discursando na União Catholica de Ofenburg, declarou que a Allemanha deve mostrar que toma a serio o problema da reconstrucção e fazer todo o possivel para contribuir, com boa vontade e sinceridade, para reconquistar a confiança do mundo. Preconisou a união de todos para combater a crise economica que ameaça o mundo inteiro. O sr. Vongerlauh fez votar uma moção que apresentou ao Reichstag, de congratulações pela celebração do accôrdo commercial de Wiesbadem, o qual provocou a primeira aproximação da França e da Allemanha, devido as suas negociações . A moção julga que a Allemanha deve fazer tudo para executar os compromissos do contracto.

DIVERSAS

Relogio para uma egreja protestante - Por estes dias deverá chegar á villa de Ijuhy um grande relogio destinado á torre do templo protestante da mesma villa. Esse relogio foi adquirido por meio de subscripção promovida pelo dr. U. Kuhlmann, ali residente, com o auxilio de outras pessoas. O governo da Allemanha onde foi adquirido o mesmo relogio dispensou o devido imposto alfandegario, tendo-o a companhia de Navegação Hamburgo S. D. Gesseslschaft, transportado gratuitamente até o porto do Rio Grande. Por sua vez, o ministro da Fazenda do nosso paiz, tambem dispensou o imposto sobre a sua importação. O relogio é da fabrica J. F. Weul Bokenem am Harz, da Allemanha. 

Inauguração de um trecho ferroviario - No dia 16 do corrente, será inaugurado o trecho de Rio Branco a Santo Angelo e entrará em vigor no dia 17 o horário já publicado, para os trens de passageiros. 

Imprensa - Acaba de ser distribuido mais um numero da “Revista de Commercio e Industria do Rio Grande do Sul”, que passou a ser o orgam da “Federação das Associações Commerciaes” deste Estado e da “Associação Commercial desta capital.

Objectos perdidos - Estão depositados no escriptorio desta folha um molho de chaves encontrado pelo sr. Arthur Teixeira.

TELEGRAMMAS

A cultura do trigo no Rio Grande do Sul 

As vantagens da Estação Experimental 

Rio, 10 - Referindo-se á cultura do trigo nesse Estado, diz o “Correio da Manhã” em sua edição de hoje: “Só em um municipio do Rio Grande do Sul - o de Alfredo Chaves - a colheita do trigo é estimada em mais de 200.000 saccas, isso porque os agricultores locaes verificaram, graças á Estação Experimental que lhe fica proxima, os optimos resultados da sua cultura. O mesmo enthusiasmo é votado em outros municipios, onde se intensificaram as plantações graças ás provas verificadas com o cultivo de sessenta qualidades diversas desse cereal. No Brasil temos, felizmente, terras uberrimas, capazes de produzir facilmente toda a quantidade de trigo necessaria aos nossos mercados de consumo. 

Os successos da Italia 

Milão, 10 - O leader fascista Benito Mussolini acaba de elaborar o programma do partido fascista, que visa sustentar as instituições tradiccionaes e apoia a jornada de oito horas de trabalho. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de outubro na história

1908 - Nasce o compositor Cartola.
1922 - Inauguração do Museu Histórico Nacional. 
1940 - Orquestra Sinfônica Brasileira realiza a sua primeira apresentação.
1963 - Morre a cantora francesa Edith Piaf. 
1977 - Criação do Estado do Mato Grosso do Sul. 
1996 - Morre Renato Russo, cantor do Legião Urbana.   

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895