Com o aumento populacional, Porto Alegre passou a viver uma crise habitacional

Com o aumento populacional, Porto Alegre passou a viver uma crise habitacional

Correio do Povo do dia 24 de outubro de 1920, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Porto Alegre passou a sofrer com a falta de moradia para a população.

publicidade

O problema da habitação

A crise da habitação, em que se conjugam a falta, cada vez mais sensivel e evidente, de casas e elevação clamorosa dos alugueis - esta aliás, logica consequencia daquella - continua a ser, em Porto Alegre, um dos mais importantes problemas a resolver, para suavisar as condições de existencia das classes populares. Continúa e continuará a sel-o por muito tempo ainda, sem a efficaz intervenção dos poderes publicos, porque ella é resultante de um conjunto de causas e circunstancias remotas e complexas que a boa vontade da iniciativa privada não basta, por si só, para resolver. Para uma população que quasi triplicou, que augmentou de 174,3%, o numero de casas cresceu, apenas, na insufficiente proporção de 72,6%! Quaisquer que sejam as differenças de calculo - feita a distincção entre população urbana e rural - por muito que ellas reduzam a differença, a desproporção será sempre enorme.

DIVERSAS

Julio de Castilhos - Passando, hoje, 17º anniversario da morte do dr. Julio de Castilhos, o partido republicano fará uma romaria ao monumento do extincto, situado na praça Marechal Deodoro. O prestito será organisado na praça Conde de Porto Alegre, ás 10 horas, devendo desfilar pela Rua Duque de Caxias até o monumento, onde estarão reunidos os alumnos dos collegios elementares e da Escola Complementar. Á frente do prestito formará o Gymnasio Julio de Castilhos, puxado pela banda de musica da Escola Municipal “Hilario Ribeiro”. Outras bandas de musica serão intercaladas no prestito, que será fechado pelos alumnos do “Instituto Parobé”. Pronunciará o discurso official o dr. Decio Coimbra.

Centro Academico da Faculdade de Medicina - Em sessão de assembléa geral extraordinaria, realizada hontem, nessa Faculdade, foi officialmente adoptado, para distinctivo da classe academica de medicina, um escudo de prata com fundo verde, sobresahindo ao centro, em prata, o caduceu symbolico.

TELEGRAMMAS

Politica federalista

Livramento, 23 - Chegou a esta cidade o dr. Maciel Júnior, candidato a deputado federal pelo partido federalista. Aquelle politico seguirá, amanhã, acompanhado do coronel Rafael Cabeda, com destino a Quarahy, Alegrete e outras localidades do 2º districto eleitoral do Estado, em propaganda da sua candidatura. - Está confirmada a noticia segundo a qual seria fundado, na cidade de Bagé, um jornal para defender a candidatura do coronel Rafael Cabeda a deputado federal pelo 3º circulo eleitoral do Estado. A referida folha, que apparecerá dentro em breve, será dirigida pelo dr. Ivo Roxo, advogado neste fôro.

Club Commercial

Quarahy, 22 - O Club Commercial, em commemoração ao 24º anniversario de sua fundação, realizou, hontem, um baile de gala. Este, que esteve concorridissimo, terminou, hoje, pela madrugada.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 24 de outubro na história

1896 - Criação do Estado-Maior do Exército.
1930 - Golpe de Estado no Brasil encerra a Primeira República.
1931 - Al Capone, gângster norte-americano, é condenado a 11 anos de prisão por sonegação fiscal.
1945 - Entra em vigor a Carta das Nações Unidas.
1962 - O foguete soviético Sputnik 22 é lançado com destino a Marte.

O dia 25 de outubro na história

1917 - Marinha alemã afunda navio brasileiro Macau, na I Guerra. 
1942 - Segunda Guerra Mundial: prisioneiros judeus são deportados da Noruega para Auschwitz.
1951 - Winston Churchill torna-se o primeiro-ministro britânico.
1969 - Congresso elege Garrastazu Médici presidente da República por 239 votos a favor e 76 abstenções.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895